A qualidade do arroz como produto que lidera o agronegócio em Massaranduba é algo indiscutível para os munícipes, o que talvez nem todos sabem, é que a cidade do Vale do Itapocu têm o título de Capital Catarinense do Arroz, desde 1980.
Além do arroz, o setor pecuário cresce com a criação de gado de corte, suínos, frangos e peixes como atividades essenciais a economia da cidade, que, aos poucos, passa a crescer também no setor da indústria, entre elas: a têxtil, moveleira, esquadrias, químicas, plásticas e metalúrgicas.
A população de Massaranduba é de 17.162 pessoas, conforme o último Censo de 2022. Já o município está entre às 10 cidades com maior produção de arroz no estado catarinense, um resultado expressivo que reforça a identidade e cultura local do estado, vice campeão nacional no cultivo e colheita do arroz.
E quando se fala em tradição na cidade, em especial, a que mais fomenta a economia, merece destaque a Festa Catarinense do Arroz, a (Fecarroz). O evento é realizado em Massaranduba a cada dois anos, no final de abril e início de maio. A safra 2023/2024 ocorreu em 18 de abril do corrente ano e reuniu no Pavilhão de eventos do município, mais de 1,5 mil pessoas de diferentes regiões do estado.
O agronegócio cresce em Massaranduba, por meio de empresas parceiras que desenvolvem tecnologias aplicadas ao negócio, junto a uma tradição de pai para filho. A tecnologia permite ao agricultor reduzir os custos e aumentar a produtividade, enquanto as experiências passadas de uma geração a outra, gera renda, reconhecimento da comunidade e satisfação pessoal.