As ações da rede de Fast Food McDonald’s registram uma queda de 5,76% desde a a última quarta-feira (23), depois de um surto da bactéria E. coli nos Estados Unidos ligado ao sanduíche “Quarter Pounder” – o popular Quarteirão com Queijo – que resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 49 doentes. O valor acionário da empresa teve leve recuperação, mas segue consideravelmente abaixo do números anteriores a divulgação do surto.
As informações são da Forbes.
O surto foi relatado em 10 Estados dos EUA; pelo menos 10 pessoas foram hospitalizadas, informou o Centro de Controle de Doenças dos EUA na última terça-feira (22). Os casos começaram a ser registrados no final de setembro e continuaram em outubro.
A cepa da bactéria E. coli O157:H7 que levou ao surto no McDonald’s pode causar doenças graves e é a mesma ligada a um incidente ocorrido em 1993 na rede de fastfood norte-americana Jack in the Box, que matou quatro crianças.
O surto pode ter sido causado pelo uso de cebolas cortadas em rodelas usadas no sanduíche.
O ingrediente é proveniente de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição, disse o McDonald’s com base em estudos iniciais.
No passado, dois importantes surtos de E. coli – na rede de fastfood Chipotle Mexican Grill em 2015 e na Jack in the Box em 1993 – prejudicaram significativamente as vendas das empresas.
O McDonald’s disse que removeu as cebolas cortadas e os hambúrgueres usados no Quarter Pounder e suspendeu temporariamente a venda nas lojas das áreas afetadas.