A Praça Húngara (Magyar tér), construída em Santo Estevão, no Bairro Garibaldi, será inaugurada às 10h deste sábado (26). Construída em uma área de 2 mil metros quadrados, a praça homenageia uma das etnias mais representativas de Jaraguá do Sul e está localizada ao lado da Igreja Santo Estevão, erguida em 1922 por famílias húngaras. O embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, e a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, estarão presentes à solenidade de inauguração, ao lado de autoridades locais.
Também será realizado desfile de entidades e um almoço típico por adesão promovido pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul. O presidente da associação, Roberto Kitzberger, ressaltou a importância do espaço para a memória e cultura dos descendentes das primeiras famílias húngaras que chegaram a Jaraguá do Sul em 1891, provenientes do Condado de Veszprém. “É com muita satisfação que chegamos a este momento. Não deixa de ser um marco da nossa cultura, que sempre contribuiu com Jaraguá do Sul através da dança e da gastronomia” ressaltou Kitzberger, que é um dos fundadores do grupo folclórico húngaro Dunántúl, que completa 30 anos em 2025 e é um dos alicerces da Associação Húngara. “Neste período, nosso grupo chegou a ser premiado no Festival de Dança de Joinville”, relembrou.
No espaço também haverá um memorial com placas trazendo os nomes das primeiras famílias húngaras que chegaram a Jaraguá do Sul na década de 1890. Outro monumento relacionado a estes imigrantes é a Lança Húngara que ficava ao lado da Casa do Colonizador, na Rua Waldemar Grubba, e já está instalada na Praça Magyar tér.
Além de preservar a história dos imigrantes húngaros, a praça também oferecerá lazer à comunidade, com uma academia de ginástica ao ar livre, brinquedos para as crianças e um anfiteatro para apresentações artísticas. De acordo com a Diretoria de Turismo, a Praça Húngara integrará o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com um espaço de apoio aos ciclistas.
O projeto da praça foi desenvolvido pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Argeu Alisson Steckling, e o investimento, recursos próprios do Município, foi de aproximadamente R$ 2 milhões.
“Veszprém e Jaraguá do Sul caminham bem juntas”, afirmou
Cônsul-geral da Hungria
O processo licitatório para a construção da Praça Húngara foi assinado pelo prefeito Jair Franzner em outubro do ano passado. Participaram do ato a cônsul-geral da Hungria, Szuszanna László, a adida cultural e de educação, Észter Klara Dobos, e o cônsul honorário Amauri Steinmacher, além de autoridades e convidados.
Na ocasião, Szuszanna László comentou que considera Jaraguá do Sul um lugar especial, por ser a única cidade do Brasil, fora as capitais, que possui um consulado especial. “Aqui as coisas acontecem. Estou muito feliz em ver o entusiasmo da gestão municipal em valorizar a nossa cultura e as tradições. Agradecemos imensamente por este incrível projeto da praça. Jaraguá do Sul e Veszprém são muito parecidas, em se tratando de segurança, de cultura. Veszprém também passa por uma fase muito boa, sendo hoje a Capital Europeia da Cultura”, mencionou. “Veszprém e Jaraguá do Sul caminham bem juntas”, completou Szuszanna.
Programação
9h30 – Concentração para o desfile
10 horas – Início do desfile
10h30 – Início da solenidade de inauguração
11h30 – Corte da fita e descerramento da placa inaugural
12 horas – Almoço Húngaro por adesão