Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cultura e memória: praça que homenageia os imigrantes húngaros será inaugurada neste sábado (26)

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

25/10/2024 - 16:10 - Atualizada em: 25/10/2024 - 16:39

A Praça Húngara (Magyar tér), construída em Santo Estevão, no Bairro Garibaldi, será inaugurada às 10h deste sábado (26). Construída em uma área de 2 mil metros quadrados, a praça homenageia uma das etnias mais representativas de Jaraguá do Sul e está localizada ao lado da Igreja Santo Estevão, erguida em 1922 por famílias húngaras. O embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, e a cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, estarão presentes à solenidade de inauguração, ao lado de autoridades locais.

Também será realizado desfile de entidades e um almoço típico por adesão promovido pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul. O presidente da associação, Roberto Kitzberger, ressaltou a importância do espaço para a memória e cultura dos descendentes das primeiras famílias húngaras que chegaram a Jaraguá do Sul em 1891, provenientes do Condado de Veszprém. “É com muita satisfação que chegamos a este momento. Não deixa de ser um marco da nossa cultura, que sempre contribuiu com Jaraguá do Sul através da dança e da gastronomia” ressaltou Kitzberger, que é um dos fundadores do grupo folclórico húngaro Dunántúl, que completa 30 anos em 2025 e é um dos alicerces da Associação Húngara. “Neste período, nosso grupo chegou a ser premiado no Festival de Dança de Joinville”, relembrou.

No espaço também haverá um memorial com placas trazendo os nomes das primeiras famílias húngaras que chegaram a Jaraguá do Sul na década de 1890. Outro monumento relacionado a estes imigrantes é a Lança Húngara que ficava ao lado da Casa do Colonizador, na Rua Waldemar Grubba, e já está instalada na Praça Magyar tér.

Além de preservar a história dos imigrantes húngaros, a praça também oferecerá lazer à comunidade, com uma academia de ginástica ao ar livre, brinquedos para as crianças e um anfiteatro para apresentações artísticas. De acordo com a Diretoria de Turismo, a Praça Húngara integrará o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com um espaço de apoio aos ciclistas.

O projeto da praça foi desenvolvido pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Argeu Alisson Steckling, e o investimento, recursos próprios do Município, foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

Praça está situada ao lado da Igreja Santo Estevão, erguida em 1922 por famílias húngaras | Foto: Fábio Junkes

“Veszprém e Jaraguá do Sul caminham bem juntas”, afirmou
Cônsul-geral da Hungria

O processo licitatório para a construção da Praça Húngara foi assinado pelo prefeito Jair Franzner em outubro do ano passado. Participaram do ato a cônsul-geral da Hungria, Szuszanna László, a adida cultural e de educação, Észter Klara Dobos, e o cônsul honorário Amauri Steinmacher, além de autoridades e convidados.

Na ocasião, Szuszanna László comentou que considera Jaraguá do Sul um lugar especial, por ser a única cidade do Brasil, fora as capitais, que possui um consulado especial. “Aqui as coisas acontecem. Estou muito feliz em ver o entusiasmo da gestão municipal em valorizar a nossa cultura e as tradições. Agradecemos imensamente por este incrível projeto da praça. Jaraguá do Sul e Veszprém são muito parecidas, em se tratando de segurança, de cultura. Veszprém também passa por uma fase muito boa, sendo hoje a Capital Europeia da Cultura”, mencionou. “Veszprém e Jaraguá do Sul caminham bem juntas”, completou Szuszanna.

Foto: Divulgação/PMJS

Programação

9h30 – Concentração para o desfile
10 horas –
Início do desfile
10h30 –
Início da solenidade de inauguração
11h30 –
Corte da fita e descerramento da placa inaugural
12 horas –
Almoço Húngaro por adesão

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.