O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) participou, no fim da tarde de quarta-feira (23), de reunião com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e o comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio José Pelozato para debater a situação da escola estadual Darci Franke Welk, de Jaraguá do Sul. O prédio também abriga as primeiras turmas do Colégio Militar do município, inaugurado no ano passado.
O impasse foi no anúncio da desativação da escola regular para a ampliação das turmas do Colégio Militar já a partir de janeiro do próximo ano. Lunelli saiu do encontro com a promessa de que nenhum aluno do ensino regular terá sua matrícula para 2025 rejeitada na unidade e a garantia também está estendida para os alunos do Colégio Militar. Enquanto isso, o Estado deve viabilizar a melhor alternativa para adequação ou construção de um novo prédio para abrigar permanentemente o Colégio Militar a partir de 2026.
Segundo Lunelli, essa foi uma demonstração de que o governo do Estado vai buscar a melhor alternativa para todos. “Na verdade, temos a demanda no nosso município por novas escolas, melhorias e ampliações e vamos trabalhar para que isso se torne realidade. Ouvimos os apelos da comunidade e estamos sempre à disposição para ajudar. O Colégio Militar foi uma conquista que contou com a minha ajuda, mas nunca foi nossa opção fechar uma escola para abrir outra”, destacou Lunelli.
Deputado Vicente Caropreso cumpre agenda oficial na Itália
O coordenador da Frente Parlamentar Catarinense SC-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), cumpre agenda oficial no país europeu nesta semana. Entre os compromissos já realizados, destacam-se reuniões com o deputado ítalo-brasileiro Fabio Porta, representante dos italianos residentes na América do Sul, e com o embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca. O parlamentar também foi recebido no Ministério das Relações Exteriores da Itália. Em todas as reuniões, Dr. Vicente aproveitou para convidar as autoridades italianas para as celebrações dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina, que ocorrerão em junho de 2025.
O principal objetivo da viagem é dar continuidade aos temas tratados no ano passado, quando membros da frente parlamentar estiveram na Itália. Um dos assuntos em pauta é a abertura de uma representação consular italiana em Florianópolis. O deputado discutiu essa questão com Luigi Maria Vignali, diretor-geral para os Italianos no Exterior e Políticas Migratórias. A agenda de compromissos segue até sexta-feira (25). O deputado visitará empresas e instituições acadêmicas para discutir a realização de intercâmbios.
OAB
A chapa Muda OAB, liderada pelos advogados Vivian De Gann (presidente) e Tullo Cavallazzi Filho (conselheiro federal), foi protocolada na quarta-feira (23) e disputará as eleições da entidade que ocorrem no dia 22 de novembro. Além dos dois advogados, a chapa terá como candidato a vice-presidente o joinvilense Marcus Silva, e como candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) Ramon Carmes, ex-presidente da Subseção de Palhoça.
O cenário em 2024 está diferente de 2021, quando a oposição teve pouco tempo para se organizar – menos de 60 dias. Desta vez, houve uma intensa articulação em todo o Estado e a oposição chega com chapas competitivas nas principais subseções e colégios eleitorais, como Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Itajaí.