O governador Jorginho Mello, acompanhado de oito deputados estaduais, assinou nesta quarta-feira (23) em Florianópolis, as ordens de serviços para os projetos executivos da rodovia paralela à BR-101 Norte, entre Joinville e Biguaçu. Inicialmente chamada de Corredor Litorâneo, a via foi rebatizada de Via Mar, dentro do programa Estrada Boa. Ao todo, serão 144 quilômetros. A previsão de entrega dos projetos é de 24 meses, mas o governo tem pressa, quer todos prontos em 18 meses. O tempo é fundamental. A BR-101 está colapsada e SC precisa de solução urgente. Por isso, o governador irá a Brasília pressionar o DNIT e a ANTT para serem feitas as terceiras faixas na rodovia federal, para minimizar o sofrimento dos usuários.
Lotes
Os projetos da Via Mar atendem inicialmente quatro lotes. O Lote 1 vai da área industrial de Joinville até o entroncamento da BR-280, em Guaramirim. O 2, até entroncamento da SC-415, de Massaranduba a São João do Itaperiú. Já o 3, do entroncamento com a SC-414, de Luiz Alves a Navegantes. O 4, de Navegantes até a SC-486 (Rodovia Antônio Heil), em Itajaí.
Alerta
O projeto do trecho entre a SC-486 até o contorno viário da Grande Florianópolis ainda será licitado. É a parte que mais exige atenção. Serão quase 55 km, com dois viadutos, 10 pontes e túnel. Participantes das discussões, a Fiesc alerta: este trecho é fundamental, sem ele não será resolvida a saturação em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Tijucas e Biguaçu.
Prejuízo
Na sua fala na solenidade realizada na Casa D’Agronômica, o presidente Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de SC (Fetrancesc), Dagnor Schneider, destacou: as empresas do setor perdem R$ 1 bilhão/ano com o colapso da BR-101, entre atrasos, acidentes e outras dificuldades.
Bancada do Sul
O secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, garantiu a continuidade da duplicação da SC-108, no Sul de SC, durante reunião com a Bancada do Sul, na Alesc, nesta quarta (23). A SC 108 Sul tem dois trechos em obras: entre Criciúma e Urussanga, com a duplicação, revitalização e o anel viário em Cocal do Sul; e outro, entre Praia Grande e Jacinto Machado.