Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Casar com a vida – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

21/10/2024 - 07:10

Entre um gole e outro de café, um amigo diz, sorrindo, que a felicidade não é deste mundo. Disse isso diante da queixa de um outro amigo que se queixava de alguns perrengues na empresa dele. Ouvi a frase – a felicidade não é deste mundo – e lembrei-me da Bíblia, essa mensagem faz parte dos textos bíblicos. A questão toda é saber definir felicidade. O que é felicidade para você? Cada um tem a sua felicidade na vida, felicidade quase sempre buscada numa espécie de sorteio quando, na verdade, quem vive assim ou pensa assim, dificilmente vai ser feliz. Não é a vida que nos dá o passaporte para a felicidade. Felicidade é um bolo cozinhado por nós, por ninguém mais. E aí é que mora a “coruja”. Tendo liberdade para decidir por nossa felicidade, por que mesmo assim ela é tão difícil? Talvez porque coloquemos a felicidade quase sempre no “lá e no então”; lá, em outro lugar, e então, em outro momento. Ora, em sendo assim, nunca chegaremos à felicidade. Ninguém tem tudo o que deseja, aliás, essa é a pior estupidez humana: o correr atrás do vento do ter tudo. Ninguém jamais vai ter tudo. Abobados espalhados por todos os cantos se pegam pelos cabelos disputando o título de mais rico do mundo. Pobres diabos, não dormem à noite e sabem que o dinheiro, por montanhoso que seja, não lhes vai evitar do abraço final… No passado, e até hoje, muitos ainda dizem que casar é ser feliz. Bah, mais fácil ganhar sozinho na Mega-Sena que ser feliz num desses casamentos de hoje. Mas não nego a possibilidade de um casamento feliz. E o casamento feliz não é pela riqueza dele ou dela ou pela beleza ou fama dele ou dela. Casamento feliz é aquele em que os dois se realizam simplesmente por estarem um ao lado do outro, mesmo no silêncio. Aliás, o amor é silencioso, o amor não gosta de ruídos, de tambores marciais. Felicidade é um casamento amoroso, um trabalho de que gostemos, uma vida regida pelo minimalismo, precisamos de bem pouco e… Pronto, podemos ser felizes. O diacho é que não nos damos conta, a felicidade vive conosco, sabes onde ela está? Na palma da nossa mão. O duro é descobrir isso quando for tarde demais…

TRABALHO

O futuro do Brasil é tenebroso, e a cada eleição fica pior. O que estou dizendo não é literatura, é certeza, o Brasil não vai longe como democracia, e a culpa máxima é do povo, povo livre para votar… Um influenciador ganhou agora para vereador no Rio de Janeiro e o primeiro projeto dele já foi divulgado: acabar com os seis dias de trabalho e apenas um de folga por semana. Gostaria de saber em que trabalho ele é “competente”. Cassação já!

IKIGAI

Leio por bom tempo todos os dias, livros e jornais, todos os dias, um peso. Um peso porque as leituras são ou pessimistas ou muito verdadeiras, do pior da condição humana, mas… Apareceu um alívio. Desde ontem estou lendo “Ikigai – o segredo japonês para uma vida longa e feliz”. Que sabedorias, que vida melhor nos é possível desde que adotemos o Ikigai, um princípio que desconhece a palavra aposentadoria.

FALTA DIZER

Então, do que precisamos para ser felizes? Pensando bem, ter saúde, um grupo de amigos/amigos, dispor do que precisamos, só do que precisamos, minimalismo, e… Viver a vida num desapego saudável diante das tentações do ter mais e mais. Facílimo? Então, diga isso nas redes sociais…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.