A Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu, na tarde de terça-feira (15), a notificação por parte da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) sobre dois casos confirmados da nova variante da Covid-19, chamada de XEC.
A confirmação veio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Trata-se de duas mulheres, uma com 85 anos e outra com 34 anos. Ambas apresentavam comorbidades e foram internadas com sintomas de febre, tosse e coriza.
Esta variante está sob monitoramento por parte das autoridades da área da Saúde. Além de Santa Catarina, outros estados também confirmaram casos da variante XEC.
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul reforça a importância de cuidados simples, mas que fazem a diferença: em caso de sintomas gripais o uso de máscaras, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória seguem sendo medidas importantes na prevenção. A vacinação também continua sendo a principal estratégia de prevenção.
Em caso de sintomas respiratórios, as Unidades Básicas de Saúde do Município fazem teste rápido para covid-19.
Variante XEC
A variante foi descoberta pela primeira vez na Alemanha, em maio deste ano. Está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu potencial de disseminação. Embora a nova variante apresente maior transmissibilidade, ainda não há evidências de que cause formas mais graves da doença.