Confira os 5 morros mais altos de Santa Catarina

Morro do Quiriri é o quinto mais alto de SC | Foto: Divulgação/PMG

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/10/2024 - 11:10 - Atualizada em: 16/10/2024 - 11:43

Estado marcado por um relevo diversificado, onde a serra e o mar estão distantes por menos de 200 km, Santa Catarina tem montanhas deslumbrantes. A maioria localizada na Serra Catarinense, sobretudo entre as cidades Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro. Confira os cinco mais altos do estado.

1 – Morro da Boa Vista – 1827m – Bom Retiro e Urubici

O ponto mais alto de Santa Catarina pode ser acessado por uma trilha que fica em Anitápolis e se chama Trilha dos Índios, é uma bela caminhada digna de muitas fotos e a sensação de estar no “topo do mundo”.

2 – Morro da Bela Vista do Ghizoni – 1823,4m – Bom Retiro

O acesso é por áreas particulares ou proibidas. A estrada por Anitápolis até o início da trilha está em boas condições, acessível por qualquer tipo de veículo. Apesar das porteiras, trata-se de uma via pública e estão sempre abertas (sem cadeados), fechadas apenas para impedir a passagem de gado.

3 – Morro da Igreja – 1822m –Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici

No Morro da Igreja é possível avistar a pedra furada | Foto: Divulgação/PMBJS

A visita ao morro da Igreja é gratuita, porém as vagas são limitadas e é obrigatório o agendamento e retirada do ingresso na sede do ICMBio em Urubici.

4 – Morro Campo dos Padres- 1790m – Bom Retiro e Anitápolis

O campo dos Padres é um imenso planalto na serra Geral, onde estão localizadas as maiores elevações do estado: o morro da Boa Vista. A borda do campo dos Padres cai verticalmente por cerca de 500 m. É no campo dos Padres que estão as nascentes dos rios Canoas e Tubarão.

5 – Morro do Quiriri – 1430,6m – Garuva

O conjunto de montanhas que compreende o Quiriri possui cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado, como Joinville e as montanhas da Serra Dona Francisca, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga, sempre em dias de tempo bom. Quiriri na língua tupi guarani significa “Silêncio Noturno”, e contam os antigos que ali era morada de índios e bugres.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.