Detentos do sistema prisional de SC realizam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Foto: Divulgação / SAP

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

14/10/2024 - 15:10 - Atualizada em: 14/10/2024 - 15:15

Santa Catarina é referência quando o assunto é ressocialização no sistema prisional. Nos dias 29 e 30 de outubro, 12.598 detentos do sistema prisional catarinense irão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As provas serão aplicadas por uma empresa contratada nas 52 unidades prisionais do Estado. O exame terá quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

“Este exame é destinado àquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, para poderem obter a certificação de conclusão. Essa é mais uma oportunidade de elevação de escolaridade que a SAP oportuniza para as pessoas privadas de liberdade, visando promover a reinserção social ao final do cumprimento de sua pena”, destacou Josiane Melo, coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Departamento de Polícia Penal de SC.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).