Camila Pita, de 26 anos, é uma advogada com apenas três anos de carreira, mas com uma bagagem que já impressiona – incluindo a defesa da própria mãe em uma acusação injusta.
O caso começou em 2012, após Rosália Pita, mãe da advogada, ter terminado um relacionamento. O então ex-namorado foi encontrado morto pelo disparo de um projétil, e Rosália foi acusada de homicídio qualificado.
Rosália não chegou a ser presa, já que na ocasião foi registrada a ausência de resíduos de pólvora em seu corpo, um indicativo de que ela não poderia ter sido a autora do disparo que matou o ex-namorado.
O caso aconteceu quando a advogada tinha apenas 14 anos.
- Como está Alexandre Nardoni, condenado pela morte da própria filha
- Suzane Von Richthofen aparece pela primeira vez com nova família em festa junina
Ela viu a mãe ser acusada por um crime que não tinha cometido, e o sentimento de injustiça a motivou a entrar na Faculdade de Direito, determinada a mudar o rumo da história de sua família.
Doze anos depois, finalmente, ela pôde colher os frutos de sua dedicação.
A absolvição de Rosália ocorreu no final de setembro, no município de Valença (BA).
Camila atuou como advogada na defesa da mãe, um interesse que surgiu após o envolvimento dela no caso.
Os jurados acolheram a tese de que a morte do namorado de Rosália foi um suicídio, e não um homicídio, como alegado pelo Ministério Público (MP) na época.
A defesa destacou que a balística indicava que o tiro foi disparado de cima para baixo, considerando a diferença de altura entre Rosália e a vítima.
As evidências que levaram o caso ao Tribunal do Júri foram questionadas pelos advogados na fase final do processo.
Os laudos periciais que mostraram a ausência de pólvora nas mãos da vítima foram contestados, e uma gravação de um homem ferido foi apresentada para refutar a alegação do MP de que a vítima não poderia ter permanecido de pé por 25 segundos após o disparo.
Camila compartilhou sua alegria nas redes sociais com uma foto abraçada à mãe, expressando suas emoções: “Não poderia deixar essa foto de fora do meu feed. Nesse abraço moram tantas emoções, tanta dedicação, tanto amor (…) Para uma grande injustiça, uma grande defesa. Minha principal missão foi cumprida. Que venham as próximas”.