Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Defesa Civil monitora áreas de risco devido a indicativo de chuvas fortes, em Jaraguá do Sul

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

09/10/2024 - 14:10 - Atualizada em: 09/10/2024 - 14:13

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul está monitorando as áreas de risco após alerta da Defesa Civil Estadual sobre indicativo de chuvas intensas nos próximos dias. Até a próxima sexta-feira (11), o acumulado em nossa região pode chegar a 200 milímetros. Podem ocorrer temporais acompanhados de rajadas de vento e queda de granizo, condição que exige atenção redobrada dos moradores da cidade e região.

Segundo o órgão, as chuvas devem ser mais intensas a partir da madrugada de quinta-feira (10). O Gerente de Operações e Fiscalização em Áreas de Risco da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Ludvichak, ressalta que é importante as pessoas ficarem atentas a qualquer anormalidade. “Acima de 100 milímetros podem ocorrer deslizamentos devido ao solo encharcado, e com esse indicativo de chuvas volumosas, a situação preocupa. Mas estamos preparados com o nosso Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC) e, em casos de urgência, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil no 199 que iremos ao local avaliar”, orienta.

A Defesa Civil recomenda que a população siga algumas medidas preventivas:

– Moradores de áreas propensas a deslizamentos ou alagamentos devem ficar atentos e, se necessário, buscar locais seguros;
– Em casos de ventos fortes, mantenha distância de postes e fios elétricos caídos;
– Se possível, evite trafegar em ruas alagadas e mantenha a velocidade reduzida;
– Verifique se as saídas de água estão desobstruídas para evitar o acúmulo de água dentro das residências;
– Acompanhe as atualizações emitidas pela Defesa Civil e outras autoridades competentes por meio das redes sociais e canais de comunicação oficiais.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).