A reunião do conselho da FIFA na quinta-feira (3), em Zurique, na Suíça, trouxe novidades animadoras para os fãs de futsal e de futebol de areia.
A entidade máxima do futebol no planeta anunciou que vai pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão das duas modalidades no programa esportivo das Olimpíadas.
Será a primeira vez que a FIFA faz uma representação oficial pela entrada do futsal junto ao COI. Houve campanhas por parte da Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), primeira entidade a gerenciar o futsal no mundo, mas que jamais chegaram oficialmente ao COI.
Em documento lançado na reunião do conselho da FIFA, no qual a entidade traça seus objetivos estratégicos para o ciclo até 2027, consta a afirmação de que o órgão fará proposta formal pela inclusão do futsal e do futebol de areia no programa olímpico.
“Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a FIFA também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”, diz o texto, que ainda afirma que a organização solicitará o aumento de participantes no torneio de futebol feminino de campo, de 12 para 16 seleções.
A Fifa organiza Copas do Mundo de futsal desde 1989 e de futebol de areia desde 2005. O Brasil é hexacampeão mundial de futebol de areia da FIFA, tendo conquistado o sexto título este ano nos Emirados Árabes Unidos, e pentacampeão mundial de futsal – a seleção brasileira joga pelo sexto título no próximo domingo (6) no Uzbequistão, contra a Argentina, às 12h (horário de Brasília).
*Com informações de LNF