Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sinais da vida – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

04/10/2024 - 07:10

Sinais da vida? E que sinais são esses? Ora, os três sinais conhecidos, conhecidos no trânsito, mas copiados de nossa cabeça. Quem não sabe quando devemos ir adiante? Ir adiante é sinal verde, podemos seguir nosso caminho, nossos propósitos. O sinal vermelho nos manda parar, todo descuido pode ser fatal, sabemos bem disso, ainda que muitas vezes, por estupidez, ousemos dar de ombros para os sinais vermelhos em nossa vida. Já o amarelo é um viso de alerta, fiquemos, por exemplo, atentos a sinais que amigos nos passam diante de suas aflições. O amarelo está amarrado aos suicídios, a qualquer momento pode-nos chegar uma surpresa… Amigos que são amigos lêem os infortúnios dos amigos, conseguem notar os sinais de que algo não vai bem e… Aproximam-se, fazem perguntas, colocam-se à disposição para ajudar e superar um eventual problema, um desencanto diante da vida, desencanto que pode ser funesto. Vem dessa realidade da vida a importância de termos amigos e de sermos amigos dos nossos amigos, essa relação é uma via em mão-dupla, tem que ser; de outro modo será um oportunismo de um dos lados. Não tem cabimento que haja hoje pelo mundo todo um surto de suicídios entre jovens. Devastador o sentimento de culpa que vai ficar nos que se sentirem culpados ou pela desatenção diante dos sinais que lhes foram passados ou pela educação que não foi dada convenientemente pelos pais dos suicidas. Suicídio costuma ser um desespero silenciado, guardado venenosamente dentro da pessoa, mas… Mesmo assim, diante de amigos/amigos esses sinais são lidos, notados. Vivo dizendo que é importante na infância que os pais ensinem os filhos a ter cuidados com os gastos, com o consumo desnecessário e que pensem no futuro. Futuro é uma fantasia para uma criança, mesmo assim os pais precisam ensiná-las a fazer poupança e a ter, como conseqüência no futuro, o dinheiro de que vão precisar. Esse ensinamento é indispensável na vida das crianças e… Junto a essa educação a educação sobre os investimentos humanos, amigos e amizades. Todos precisamos, de amigos e mais ainda na velhice. E muitos dos suicídios ocorrerem por vazios existenciais, por ausência de amigos que nos saibam ler, ler a alma e nos salvar a vida… Amizades, importante lembrar, são vias de mão-dupla.

DITADO

Discordâncias são naturais na vida, não há quem as possa evitar, todavia, há discordâncias e graves conflitos, coisas diferentes. Cresci ouvindo um ditado um tanto discutível, ou muito discutível. Diz assim, o tal ditado: – “Em briga de marido e mulher ninguém deve meter a colher”. Depende da briga e das conseqüências “visíveis” dessa briga. Dependendo dos sinais da briga, intervir sim, puxar rédeas de educação e respeito sim, especialmente os pais com filhas casadas… Indireta? Não, direta.

VISÕES

Na vida tudo são visões, pontos de vista, modos de pensar. No que creio você pode achar graça e vice-versa, porém… Ontem, ouvindo uma palestra budista, o palestrante enfatizava que tudo na vida é passageiro, nada fica. Sim, verdade incontestável, todavia, viver nossos sonhados momentos pensando em que elas vão passar daqui a pouco é água na fervura da felicidade. Melhor então é viver o aqui e agora e esquecer as perdas no futuro… Credo!

FALTA DIZER

Outubro Rosa. Quem é que mais conhece o corpo da mulher? A mulher. Então, por que as mulheres, por maioria absoluta, fazem consultas ginecológicas com homens ginecologistas, que nada sabem da fisiologia das mulheres? Preconceito delas? Raiva contra as mulheres? Depois não se queixem.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.