No melhor espírito do Outubro Rosa, em nome da saúde e do bem-estar das mulheres precisamos abordar a Violência Contra a Mulher como uma das causas das mais graves injúrias à saúde e mesmo à vida de muitas mulheres.
“Em briga de marido e mulher não se mete a colher.”
Esta frase, muito antiga e muito repetida, perdeu o sentido desde que passou a ser usada para justificar a violência contra a mulher.
Assassinatos/feminicídios, agressões, ofensas, assédios e abusos contra a mulher estão crescendo cada vez mais em Santa Catarina, basta acompanhar as notícias e as páginas policiais de jornais, rádios e da TV que se pode comprovar isso. As estatísticas da Segurança Pública confirmam.
Praticamente todos os dias é possível acompanhar casos de agressões, socos, facadas, tiros que atingem mulheres – às vezes acompanhadas de seus filhos, que também se tornam vítimas.
Santa Catarina, que está entre os estados com melhores índices em economia, saúde, educação e segurança do país, precisa combater a violência contra a mulher de maneira firme e determinada.
E o melhor caminho é denunciar a violência contra a mulher!
Ligue 180 para a Central de Atendimento à Mulher, gratuitamente, de qualquer telefone, a qualquer hora do dia ou da noite.
Ligue 180 se você é uma vítima ou se você conhecer uma mulher agredida, as denúncias serão registradas e encaminhadas aos órgãos competentes.
Mas se você estiver sendo vítima ou testemunha de uma situação no momento em que esta estiver acontecendo e você achar que você ou a mulher que está sendo atacada estiver correndo perigo imediato, ligue 190. Ligue para a Polícia!
Todos temos o dever de ajudar uma mulher vítima de violência, mesmo que a agressão esteja sendo cometida em ambiente privado, como a residência do casal.
As mulheres são membros da sociedade com direitos e deveres iguais aos de todos os cidadãos e devem ter seus direitos respeitados, como manda a lei.
Compartilhe essas informações nas suas redes sociais, elas podem salvar vidas e proteger a integridade física e a saúde de muitas mulheres.
Que este Outubro Rosa seja também dedicado à segurança da mulher!