Após cinco horas de sobrevoo, avião presidencial pousa na Cidade do México

Reprodução/FlightRadar

Por: Pedro Leal

01/10/2024 - 22:10 - Atualizada em: 01/10/2024 - 22:31

Após cinco horas no ar, o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em segurança na Cidade do México às 22h16 desta terça-feira (1º).

A aeronave apresentou um problema técnico após decolar da capital mexicana com destino ao Brasil e precisou gastar o combustível no ar para poder fazer o pouso.

As informações são do portal R7.

O Airbus A319, chamado de VC-1 pela FAB, é o avião presidencial brasileiro desde 2005. Segundo nota da FAB, os procedimentos para solução do problema foram feitos ainda no ar.

“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem”, disse, em nota, a FAB.

Também estão no avião o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galipolo, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.

Lula está no México desde domingo (29). No país vizinho, o petista participou da posse da presidente Claudia Sheinbaum, nesta terça (1º). O brasileiro também se reuniu com o agora ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial.

Estavam a bordo a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Neto, além de assessores.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).