Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

FOTOS: Veja como foi o eclipse e a Superlua de setembro

Foto: @gabriel_zaparolli

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/09/2024 - 13:09 - Atualizada em: 18/09/2024 - 13:51

Na noite de terça-feira, (17) um eclipse parcial da Lua ocorreu simultaneamente com uma Superlua, proporcionando registros impressionantes da fusão desses dois fenômenos astronômicos.

O Observatório Nacional transmitiu o evento ao vivo em seu canal no YouTube, permitindo que muitos acompanhassem essa bela interação celestial.

As Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas acontecem quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Devido à sua órbita elíptica, a Lua não se move em um círculo perfeito, resultando nessa proximidade especial.

Um eclipse lunar parcial acontece quando apenas uma parte da Lua é encoberta pela sombra da Terra. Para que isso ocorra, é essencial que a Lua esteja na fase cheia. Durante um eclipse total, a Lua fica completamente coberta, mas no eclipse parcial, apenas uma fração do satélite é afetada, parecendo que a Lua recebeu uma “mordida”.

Registros fotográficos do fenômeno

O fotógrafo Gabriel Zaparolli, especializado em astrofotografia, capturou uma série de imagens durante o eclipse parcial da Superlua. Ele usou uma Nikon D5100 com uma lente de 300mm e aplicou a técnica de High Dynamic Range (HDR) para suas fotos. “Utilizei uma captura com menos brilho, uma normal e outra super exposta para mostrar todas as nuances do eclipse lunar parcial”, explicou Zaparolli. Ele também documentou a evolução do eclipse em suas imagens, registradas a partir de Torres, no Rio Grande do Sul.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).