No recente fim de semana comemorei 50 anos de vida. É claro que teve o tradicional bolo de aniversário! Você sabe de onde vem esse ritual?
A tradição de comer bolo no aniversário tem origem em várias culturas e tradições, e envolve diversos significados.
O primeiro registro histórico de uma festa de parabéns é do Egito Antigo, há 3.000 anos, mas era um hábito reservado aos faraós.
O bolo foi batizado com esse nome porque parecia uma bola.
Os gregos adotaram a tradição dos egípcios e preparavam um bolo redondo de pão e mel, coberto de velas acesas, para oferecer à deusa Ártemis, da lua e da caça.
O bolo é um símbolo de união entre as pessoas. Além de aniversários, ele está presente nas mesas de casamentos, batizados, confraternizações, e diversas comemorações. O momento de cortar e provar o bolo é sempre muito significativo.
O bolo de aniversário sempre tem velas. Elas também têm um simbolismo. As velas colocadas no bolo eram uma forma de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano seguinte.
No Brasil, temos ainda outra tradição que envolve o bolo de aniversário. O primeiro pedaço do bolo é dado a alguém especial, como uma forma de mostrar carinho e respeito.
Quais as suas tradições e lembranças em relação ao bolo de aniversário?