Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saiba quais são as atividades físicas mais indicadas para reduzir o colesterol

Foto: Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

14/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 14/09/2024 - 15:46

Ter níveis elevados de colesterol aumenta significativamente o risco de complicações cardiovasculares, como infartos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). No entanto, o problema pode ser prevenido e até revertido nos estágios iniciais de maneira relativamente simples, com uma alimentação balanceada e a adoção de uma rotina regular de exercícios físicos.

A prática frequente de atividades físicas contribui para a diminuição do colesterol LDL, que tende a se acumular nas artérias, provocando entupimento, além de favorecer o aumento do colesterol HDL, conhecido como o “bom” colesterol.

O cardiologista Fábio Argenta destaca que os exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem precisa controlar os níveis de colesterol.

“Os exercícios aeróbicos auxiliam na redução do colesterol ao atuar no metabolismo das gorduras e no sistema cardiovascular. Eles são eficazes porque melhoram o funcionamento do metabolismo e aumentam a capacidade cardiorrespiratória”, explica Argenta.

Rafael Côrtes, que também é cardiologista, reforça que a prática regular de exercícios físicos ainda diminui a gordura corporal, regula os níveis de glicose e fortalece tanto os ossos quanto os músculos. “Atividades físicas como musculação, caminhada ou subir escadas trazem grandes benefícios ao coração. O ideal é que sejam realizados 150 minutos de exercícios por semana, podendo ser divididos em 50 minutos três vezes por semana ou 30 minutos cinco vezes na semana”, orienta o médico.

As 6 melhores atividades físicas para controlar o colesterol são:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Natação;
  • Pedalar;
  • Subir escadas;
  • Pular corda.

Benefícios que os exercícios aeróbicos proporcionam ao corpo:

  1. Aumento do colesterol HDL (colesterol “bom”): Práticas como caminhar, correr, nadar ou pedalar ajudam o organismo a transformar gordura em HDL. A atividade física melhora o metabolismo, fazendo com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia.
  2. Diminuição do colesterol LDL (colesterol “ruim”): Com o aumento do HDL, o exercício também contribui para reduzir a formação de placas de LDL nas artérias, uma vez que o colesterol ruim é transportado para o fígado, onde é metabolizado e eliminado.
  3. Melhoria na sensibilidade à insulina: Os exercícios aeróbicos aumentam a capacidade das células de responder à insulina, o que auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue. Isso é crucial, pois o excesso de açúcar no sangue está associado a maiores concentrações de LDL.
  4. Controle do peso corporal: A combinação de exercícios aeróbicos com uma alimentação saudável favorece a perda de peso, o que, por si só, contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL.

    *Com informações da CNN

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.