Uma pesquisa do Instituto Mapa, encomendada pela Jovem Pan de Joinville, aponta para vitória de Adriano Silva (Novo) no primeiro turno da eleição para prefeito da maior cidade catarinense.
Na pesquisa estimulada, quando as opções de voto são apresentadas ao entrevistado, Silva lidera com 69,3% das intenções de voto.
Depois, aparecem Carlito Mers (PT, 12,5%), Sargento Lima (PL, 10,7%), Luiz Carlos Gubert (MDB, 3,2%) e Rodrigo Bornholdt (PSB, 1,8%). Além disso, 1% disse que votaria nulo, enquanto 1,4% não soube responder.
Rejeição
A pesquisa do Instituto Mapa também mostrou que Carlito Mers apresenta o maior índice de rejeição (63,5%). Em segundo lugar aparece Sargento Lima (18,3%), que é seguido por Adriano Silva (7,9%), Rodrigo Bornholdt (2,4%) e Luiz Carlos Gubert (2,2%).
Já 1,4% dos entrevistados afirmaram rejeitar todos, ao passo que 4,4% não souberam responder ou não rejeitam nenhum candidato.
Definição de voto
A pesquisa também ouviu os eleitores em relação à definição do voto, e 88,5% deles disseram já ter decidido.
Já 9,7% responderam que ainda podem mudar e 1,8% dos entrevistados não souberam responder.
Avaliação do prefeito
Ainda conforme o Instituto Mapa, 77% dos entrevistados aprovam a administração do prefeito Adriano Silva. Ao todo, 49,8% a consideram ótima e 27,2% boa.
Para 14,1%, ela é regular e 8% desaprovam a administração: 5,4% entendem que ela é ruim, enquanto 2,6% a consideram péssima.
Além disso, 1% dos ouvidos pela pesquisa não souberam responder.