Excelência, oportunidade e transformação. Este foi o resumo do evento de lançamento da turnê mundial da Academia Filarmônica Brasileira Musicarium, realizado na Coree International School na última terça-feira (10).
Com uma apresentação interativa, a orquestra jovem convidou pessoas da plateia para sentar ao lado dos músicos e ter uma experiência imersiva, fazendo parte de uma orquestra de prestígio.
Durante o evento foram agradecidos e ovacionados os responsáveis pela execução do projeto, como Bruno Klanns, estilista fundador da KLANNS autoral, estúdio responsável pela confecção dos uniformes utilizados durante a turnê, junto com contribuintes, apoiadores e patrocinadores do projeto.
Transformar vidas
O projeto tem como iniciativa transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do acesso a uma formação musical de alta qualidade. Atualmente o projeto conta com mais de 180 alunos bolsistas, e a maioria é proveniente da rede pública de ensino.
O objetivo do Musicarium, como um centro de formação de orquestras, é formar uma orquestra filarmônica profissional de relevância internacional. Mantendo um criterioso programa de formação de orquestras e grupos de câmara.
O roteiro de viagem da orquestra jovem é bem amplo, saindo de Joinville, a Camerata de Cordas e o Grupo de Percussão voa rumo a Suíça (Neuchâtel, Berna e Genebra), Alemanha (Karlsruhe) e Holanda (Amsterdam), onde também realizará atividades de intercâmbio cultural e pedagógico.
“Muitas dessas crianças nunca nem entraram em um avião, e agora irão fazer uma turnê internacional. Isso é uma vitória social na vida de um jovem”, disse Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.
Turnê na Europa
Dentre os ambientes em que os alunos farão apresentações e masterclasses com profissionais, estão os prestigiados conservatórios suíços: Conservatoire de Musique Neuchâtelois Espace de l’Europe, Conservatoire de Musique de Genève Salle Franz Liszt e Zentrum Paul Klee Auditorium Martha Müller.
Na Alemanha, o grupo irá no HFM Karlsruhe Wolfgang Rihm Forum, e na Holanda no Conservatorium van Amsterdam Bernard Haitinkzaal, finalizando o roteiro de colaboração com músicos de diferentes culturas e representação do Brasil no cenário internacional.