A superpopulação é uma das grandes preocupações do futuro e vem gerando debates entre acadêmicos e lideranças políticas ao redor do globo. Mas você sabe qual é a estimativa de quando o planeta deverá atingir uma população de 10 bilhões?
O aumento acelerado da população exerce pressão sobre os recursos naturais, como água, alimentos e energia, fazendo com que, possivelmente, uma parcela significativa de pessoas fique desabastecida.
Além disso, a alta densidade populacional intensifica problemas urbanos, como falta de moradia, congestionamentos e poluição.
Por outro lado, pode impulsionar a economia, pois aumenta a demanda por produtos e serviços, o que gera mais empregos e estimula o desenvolvimento de novas indústrias. Além disso, uma população maior tende a fomentar a inovação, à medida que mais pessoas contribuem com ideias, conhecimento e habilidades diversificadas.
De todo modo, esse é um desafio que estará na pauta do dia ao longo dos próximos tempos, uma vez que o planeta já enfrenta uma série de problemas relacionados à escassez.
Quando o planeta chegará a 10 bilhões de pessoas?
Dentro desse cenário, o relatório Relatório Perspectivas da População Mundial 2024, feito pela ONU, traz uma estimativa sobre quando o planeta deverá chegar à marca de 10 bilhões de habitantes.
Conforme o documento, isso ocorrerá em 2080. Mais precisamente, quando a data chegar, a Terra deverá registrar uma população de 10,3 bilhões.
Apesar disso, o relatório das Nações Unidas destaca que o tamanho da população mundial em 2100 estará 6% abaixo do que havia sido previsto uma década atrás. Ou seja, serão 700 milhões de pessoas a menos.
Isso porque alguns dos maiores países do mundo, como a China, registraram queda nos níveis de fertilidade. Além disso, na média mundial, as mulheres estão tendo um filho a menos do que tinham por volta da década de 1990.