Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Presença de fumaça no ar continua nesta quinta-feira (12) em SC; veja como se proteger

Vista parcial de Jaraguá do Sul na tarde de quarta-feira (11) | Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

11/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 11/09/2024 - 15:46

A situação enfrentada em Santa Catarina devido à forte presença de fumaça no ar, resultado das queimadas que estão ocorrendo no Norte do Brasil e também nos estados do Centro-Oeste e Sudeste do País, continua nesta quinta-feira (12), impactando tanto a visibilidade quanto a qualidade do ar. De acordo com a central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, nos últimos dias a fumaça está circulando em diferentes regiões, incluindo o Litoral catarinense. A presença do poluente é percebida principalmente durante o entardecer e o amanhecer, quando o céu assume uma coloração avermelhada.

A presença de fumaça no ar é percebida principalmente durante o entardecer e o amanhecer, quando o céu assume uma coloração avermelhada | Foto: Airton Fernandes/SDC

Como se proteger

A inalação de fumaça pode causar desde um desconforto, como ardência nos olhos e garganta seca, até o agravamento de problemas de saúde, principalmente em pessoas vulneráveis a esta condição, como crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias e trabalhadores ao ar livre. Confira abaixo, recomendações importantes para preservar a sua saúde:

  • Uma boa hidratação é fundamental. Aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas;
  • Evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição e mantenha portas e janelas fechadas;
  • O uso de pano, lenços, bandanas ou máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas de fumaça por toda a população;
  • Utilize umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar;
  • Evite atividades físicas em períodos de elevada concentração de poluentes;
  • Grupos vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes devem estar atentos a sintomas respiratórios, como tosse. Se necessário, busque atendimento médico imediatamente.

Frente fria deve amenizar problema

Segundo informações da Epagri/Ciram, a passagem de uma nova frente fria em Santa Catarina, prevista para esta sexta-feira (13), deve trazer chuvas e uma mudança no padrão de ventos. Ambas são condições necessárias para inibir a chegada de fumaça ao estado.

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.