Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. Para muitos, inclusive, o tricampeão mundial foi o melhor, por
Mas, além de sua habilidade nas pistas, o piloto nascido em São Paulo também se destacava pela sua capacidade intelectual. Muitas de suas reflexões são usadas até hoje por pessoas comuns e até grandes empresários, como Patrick Bet-David, que já afirmou que chegou a fazer um treinamento com sua equipe baseado na vida de Senna.
Outro fato interessante é que Senna era capaz de se comunicar em diferentes línguas.
- Hiperpoliglotas: O OCP mergulhou no universo das pessoas que falam dezenas de línguas
- A incrível história do Barão de Mauá, o homem que foi mais rico que o Império
Quantas línguas Ayrton Senna falava?
Ayrton Senna falava pelo menos três idiomas com desenvoltura: português, sua língua nativa, inglês e italiano. No entanto, ele também era capaz de se comunicar em espanhol.
Ao longo da carreira, Ayrton Senna defendeu três equipes inglesas: Toleman, McLaren e Williams. Além disso, o inglês é praticamente a língua oficial da Fórmula 1, uma vez que muitos estrangeiros fazem parte da modalidade, seja nas pistas ou nos bastidores.
Com isso, o brasileiro alcançou fluência em inglês e era capaz de ter conversas profundas falando o idioma.
Além disso, ele também aprendeu italiano e conseguia se expressar com desenvoltura. Durante sua carreira, ele deu algumas entrevistas na língua de Dante, como uma para o programa Calciomania, em 1991.
Senna também se virava em espanhol, embora não ficasse tão confortável para falar a língua. Entretanto, há muitos vídeos dele em programas espanhóis e argentinos e é possível ver que ele não tinha problemas para entender pessoas que falavam castelhano.
Como curiosidade, Senna era adorado no Japão e, por conta de sua relação com o país, aprendeu algumas palavras no idioma, chegando a gravar alguns vídeos com mensagens simples em japonês. Apesar disso, não se pode dizer que ele falava a língua.
Carreira
Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, conhecido por sua velocidade, habilidade em pistas molhadas e determinação incansável.
Ele estreou na F1 em 1984 pela equipe Toleman, chamando atenção com uma performance impressionante no Grande Prêmio de Mônaco. Em 1985, mudou-se para a Lotus, onde conquistou suas primeiras vitórias.
No entanto, foi na McLaren, entre 1988 e 1993, que Senna consolidou seu legado, vencendo três campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991) e travando uma intensa rivalidade com Alain Prost.
Ao longo de sua carreira, Senna acumulou 41 vitórias e 65 pole positions, tornando-se uma lenda do esporte.
Sua vida foi tragicamente interrompida em 1994, quando sofreu um acidente fatal durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola.