Você já parou para pensar por que a semana tem sete dias, e não seis ou oito? Há várias teorias que explicam como sete dias formam uma semana. De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Há também a explicação de que uma semana tem sete dias porque esse seria o tempo mais próximo da alternância entre as fases da lua. Existe, ainda, a teoria por meio da qual se considera que Deus criou o dia em seis dias e descansou no último, totalizando sete.
Dias da semana
Como já mencionado, os romanos, seguindo a Astrologia, denominaram cada um dos sete dias de acordo com os astros do Sistema Solar. Sendo assim, em português, temos:
- Dies Solis (Dia do Sol)
- Dies Lunae (Dia da Lua)
- Dies Martis (Dia de Marte)
- Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
- Dies Iovis (Dia de Júpiter)
- Dies Veneris (Dia de Vénus)
- Dies Saturni (Dia de Saturno)
Na língua espanhola, a homenagem é a mesma. Por exemplo, Lunes (segunda-feira) faz referência à lua. Os demais dias são: Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado e “Em inglês, os dias da semana também homenageiam o Sistema Solar. Monday (segunda-feira) lembra “moon”, que significa lua. Sunday (domingo), Sol; e Saturday (sábado), Saturno. Os demais dias são Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday, estes sem ligação com o Sistema Solar.”
Agora a pergunta é: por que no português usamos a palavra feira?
Ela é usada porque, na semana da Páscoa, apesar de todos os dias serem feriados, funcionavam feiras. Desse modo, seria prima-feira (primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Outra explicação é que, no início do Cristianismo, as pessoas não tinham muitas opções profissionais, então, dedicavam o tempo às orações. Os dias em que se orava eram chamados de feriaes ou feriados.
Fim de semana
Os dias que compõem o fim de semana também receberam denominações dos romanos. Sábado é considerado o dia de Saturno. Também advém de sabbath, que significa “descansar”. Para os judeus, o sabbath é considerado o dia de descanso.
Por outro lado, o domingo, conforme o latim, chamava-se solis dies, “dia do Sol”, mas os cristãos mudaram esse nome para dominica, que significa “dia do senhor” (dies dominus).
Fonte: Silvia Tancred – Equipe Brasil Escola