As decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes, contra o empresário Elon Musk, com a retirada do ar da rede social X e os embargos a Starlink, detonaram uma onda de protesto em favor da liberdade de expressão no Brasil; e em Santa Catarina, em particular. Atos estão programados em várias cidades, como Jaraguá do Sul, Chapecó, Tubarão, Itajaí e Florianópolis, por exemplo, em sintonia com o que acontecerá em São Paulo, na Avenida Paulista, este com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A saber se as últimas falas de Bolsonaro, em tom de armistício a Moraes, não esfriarão o movimento pelo impeachment do ministro.
Jorginho x Salvaro
O vídeo gravado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, momentos antes de ser preso no âmbito da Operação Caronte, irritou o governador Jorginho Mello. Salvaro estranhou que a desembargadora Cinthia Schaefer, convidada para ser a secretária de Administração Prisional e Socioeducativa, foi quem assinou o despacho de sua detenção. Para o criciumense, a medida atinge seu candidato à prefeitura, Vaguinho Espindola (PSD), em detrimento da aposta do governador, Ricardo Guidi (PL). “Ele ofende a Justiça e o MPSC”, disparou Jorginho.
A Operação Caronte começou em São José e nem sei aonde vai parar.
Jorginho Mello, governador de SC
Irritação
Jorginho Mello lembrou que a Operação Caronte começou em São José, em 2020, e passou por outras cidades até chegar a Criciúma. O chefe do executivo catarinense revelou ainda que o convite inicial para a Secretaria foi para o desembargador João Henrique Blasi, que recusou.
Na tarde de sexta-feira (6), Cinthia Schaefer informou que não aceitou o convite e seguirá no TJSC.
Press trip
SC recebe jornalistas de três importantes portais portugueses para uma press trip pelo estado. A iniciativa visa apresentar os potenciais turísticos das nossas regiões e estreitar as relações com Portugal, agora com voo direto Lisboa-Floripa. As paradas incluem Balneário Camboriú, Garopaba, Praia Grande, além de Floripa. Será difícil eles não se apaixonarem.
Royaltes de Petróleo
O conselheiro Wilson Wan-Dall, do TCE-SC, recebeu o presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, para discutir a construção de um documento que ofereça segurança jurídica aos municípios catarinenses que podem receber royalties do petróleo.
Retomada na Alesc
A próxima semana marca a retomada dos trabalhos na Alesc, após breve pausa para dedicação às campanhas municipais. De cara, um pacote de 9 projetos de lei encaminhados pelo Executivo a serem apreciados. E na quarta (11), audiência com a Secretaria da Saúde para apresentação das ações nos meses de maio, junho, julho e agosto. Em pauta, o andamento da fila do SUS, que teve promessa de que seria zerada, mas todos sabem das dificuldades.
Indústria Eficiente
A Fiesc divulgou os nomes de oito das nove finalistas da etapa estadual do Prêmio Indústria Eficiente, um reconhecimento do SENAI e do SEBRAE às micro e pequenas empresas catarinenses. Elas foram selecionadas nas etapas regionais, realizadas nas cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Mafra. A etapa estadual será no dia 18, em Florianópolis.
Exemplos de SC
As empresas classificadas para o Prêmio Indústria Eficiente são: 2M Pet Bem (de Concórdia), Capital Mate Indústria e Comércio (Canoinhas), Casa Nova Ambientes Planejados (Caçador), Confecções Ubinski (Guaramirim), Dconcreto Estruturas Pré-Moldadas (Rio do Sul), Jafe Artefatos de Cimento (Joinville), Matéria Prima Indústria e Comércio (Turvo) e Sucos Celestino (Urubici).
Facisc
O Boletim Focus, do Banco Central apontou que expectativas para PIB brasileiro de 2024 para 2,5%. Há um mês, a previsão era de 2,2%. De acordo com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (CIE/FACISC), esse movimento se deve aos recentes resultados do mercado de trabalho formal, que em julho teve saldo de 188 mil novas vagas de trabalho, sobretudo na indústria – aumento de 130% em comparação a julho de 2023.