Florianópolis ficou novamente em primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities, produzindo pela Urban Systems e apresentado nesta terça-feira (3), o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Analisando mais de 650 municípios em todo o país, o levantamento é realizado pela empresa consultoria desde 2014. Se destaca também no ranking Jaraguá do Sul, em 19º lugar na classificação geral e 8º lugar no eixo economia; dentre as cicades com população entre 100 e 500 mil habitantes, Jaraguá do Sul ficou em 8º.
Florianópolis foi seguida por Vitória (ES), que subiu cinco posições, São Paulo (SP), que permaneceu na terceira colocação, Curitiba (PR) e Niterói (RJ).
O estudo, elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão, foi apresentado na abertura da 10ª edição do Connected Smart Cities.
Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.
Considerando o estágio de desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras, houve a necessidade de adaptação e tropicalização de eixos e indicadores utilizados, sendo, por exemplo, aprofundada as questões de meio ambiente, no que tange ao abastecimento de água, saneamento e resíduos solos, questões já solucionadas em estudos de cidades inteligentes internacionais, e, portanto, fora das pesquisas.
Além disso, também é feita uma avaliação em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Energia, Governança e Economia.