Conscientizar os alunos sobre a importância do reúso e do reaproveitamento de todo tipo de material ou bem móvel, incentivando o cuidado com o meio ambiente e a prática do trabalho artesanal, despertar o interesse pela preservação da história através das antiguidades e do colecionismo. Com esses objetivos, o Colégio Evangélico Jaraguá (CEJ) promove, no dia 14 de setembro (um sábado), das 9h às 13h, o 1º Flohmarkt – Mercado das Pulgas do CEJ, que será aberto a toda a comunidade.
A coordenadora de Eventos e Atividades Culturais do Colégio Evangélico, Marilene Giese, explica que a ideia de realizar um mercado das pulgas surgiu porque a escola já tem como tradição promover um bazar, onde acontece a venda e a troca de uniformes, como uma forma de reúso. “E é um sucesso, uma atividade muito apreciada pelas nossas famílias que prezam pela reutilização. Com base neste histórico, verificamos que temos muitas famílias com vocação para este tipo de mercado e que pregam isso junto ao seus filhos, e por isso resolvermos expandir esse trabalho”, diz.
A coordenadora destaca que não serão aceitas peças industrializadas novas para venda, somente objetos usados, em bom estado de conservação, tais como roupas, sapatos, bolsas, jogos, brinquedos, peças antigas de qualquer natureza, como moedas por exemplo, livros, jornais e revistas antigos, quadros, pequenos eletroeletrônicos, utensílios de uso doméstico de modo geral, trabalhos artísticos e artesanais, como pintura em peças de gesso, cerâmica, papelão e tecido, objetos confeccionados com sucata de ferro, vidro, madeira ou couro, bordados, tricô, crochê, colchas, cortinas ou tapetes tecidos em tear manual, arranjos de flores artesanais, velas, tiaras, lenços, laços, cachecóis, boinas, toucas, bijuterias e outros.
Nesta primeira edição do Mercado das Pulgas, que vai acontecer na quadra esportiva do colégio, 28 alunos vão participar comercializando produtos. De acordo com Marilene, cada vendedor define o valor das peças e não há interferência da organização neste aspecto. Os valores arrecadados ficarão com os próprios expositores. O colégio não vai cobrar nenhuma taxa e também não cobrará nenhum valor sobre as vendas.
Nina Valentini Federolf, de 9 anos, estuda no 4º ano B. Ela conta que já conhecia o Flohmarkt da Alemanha e agora se inscreveu para participar do evento na escola. “Eu me inscrevi porque tenho muitos brinquedos que estão aqui parados, aí eu vou vender no Flohmarkt”, diz a pequena, bastante empolgada. Ela vai levar bonecas e estojos.
A aluna do 7° ano A, Julia Thives Hackbarth, de 13 anos, é outra inscrita. “É um evento muito legal que integra as famílias, nos ensina sobre sustentabilidade e a valorizar nossas coisas”, afirma a jovem.
Dúvidas ou informações complementares poderão ser obtidas através do e-mail
[email protected] ou pelos telefones (47)3055-3022 ou (47)99997-5587 com Marilene.