Uma discussão que deveria ter sido diplomática terminou em troca de socos e empurrões durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), nesta terça-feira, depois que representantes da Argélia e do Marrocos se desentenderam sobre a região contestada do Saara Ocidental.
As informações são da Folha de São Paulo.
A região é disputada pelos marroquinos e pela República Saarauí, que tem o apoio dos argelinos. O Marrocos não reconhece a república como um estado legítimo e chama a região de Províncias do Sul.
Representantes de Marrocos🇲🇦 e da Argélia🇩🇿 brigaram na conferência internacional sobre o desenvolvimento africano em Tóquio. pic.twitter.com/EpGHiIDB3A
— kritikus (@Kritikussss) August 27, 2024
A briga começou depois que uma placa com o nome da República do Saaraui foi colocada em uma mesa de negociação pela embaixadora da República do Saaraui, na União Africana. Lamine Baali participava do encontro com o uso de um passaporte diplomático conferido pela Argélia.
O embaixador marroquino tentou tirar o objeto da mesa, e foi impedido – agressivamente – por um dos representantes do governo da Argélia.
Os dois homens então entraram em luta corporal. Representantes de outros países na conferência entraram em ação e conseguiram separar os envolvidos.