Projeto de inovação da Duas Rodas conquistou a segunda colocação na categoria Projeto Inovador da edição catarinense do Prêmio Inova Talentos 2024, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), que tem como objetivo estimular o envolvimento e o desempenho de bolsistas e tutores em jornadas de inovação, valorizar os participantes do trabalho e os resultados alcançados. Tem também o propósito de inspirar novos bolsistas, tutores e empresas a gerir inovação colaborativa e a realizar projetos que causem impacto nas pessoas, empresas e sociedade, maximizando a motivação dos jovens talentos e a sua retenção pelas empresas.
A iniciativa, que deu largada aos trabalhos em agosto de 2023, trata do estudo da viabilidade para o desenvolvimento de novos produtos a partir de bioprocessos de fermentação e enzimáticos.
Conduzido pela pesquisadora bolsista do Programa Inova Talentos, que conta com o apoio da Fapesc, Tathiane Ferroni Passos, doutora em Química pela USP, o projeto tem a mentoria do Gerente de Pesquisa e Tecnologias Avançadas, Salvelino Nunes, e a coordenação da Gerente de Aromas da Duas Rodas, Iselde Kelbert.
Com foco em saudabilidade, o projeto tem o propósito de promover o desenvolvimento de uma solução biotecnológica que apresente baixo teor de sal, não contenha alergênicos e ingredientes de origem animal, além de ser não GMO, permitindo a aplicação da rotulagem clean label. “Ao mesmo tempo, trabalhamos em um perfil sensorial único, capaz de intensificar a percepção de gosto umami de maneira mais natural, sem a necessidade de adição de glutamato monossódico”, afirma a pesquisadora.
Salvelino destaca que a Duas Rodas vem ampliando os investimentos no desenvolvimento de ingredientes inovadores com base em bioprocessos que contemplem apelos de naturalidade e indulgência consciente, movimentos crescentes no mercado de alimentos. A expectativa é de que o estudo conduzido pela pesquisadora Tathiane resulte em soluções inovadoras e na ampliação do portfólio de ingredientes produzidos por biotecnologia da empresa, integrando a plataforma Taste Full Technologies, que reúne tecnologias que conectam a indústria alimentícia a consumidores em busca de produtos com formulações mais saudáveis e que não abrem mão do sabor e indulgência.
“Partimos do projeto de biotecnologia, elaborando esse estudo de viabilidade para o desenvolvimento de novos produtos. A busca do IEL por um profissional para trabalhar com bioprocessos foi uma grata surpresa, uma vez que foram mapeados vários excelentes candidatos. Selecionamos a pesquisadora Tathiane, que está conduzindo as atividades em ótima conexão com o time interno e integração com o projeto, alcançando excelentes resultados”, afirma Iselde.
“Como primeira bolsista via IEL na Duas Rodas, fico muito feliz com os resultados dessa interação indústria e pesquisador, abrindo portas para que outros profissionais também venham para a empresa”, afirma a pesquisadora Tathiane.
O reconhecimento foi anunciado em cerimônia no dia 21 de agosto, durante o IEL Summit, realizado em Joinville (SC).