Santé-HSA celebra conquistas e avanços nos 75 anos de Guaramirim

Divulgação/HSA-Santé

Por: Pedro Leal

28/08/2024 - 14:08 - Atualizada em: 28/08/2024 - 14:11

Guaramirim completa 75 anos de emancipação nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, e o Santé – Hospital Santo Antônio tem motivos de sobra para comemorar em conjunto com o município sede. Uma das mais antigas e essenciais instituições locais, a entidade hospitalar tem acompanhado o desenvolvimento da cidade desde 1959, sendo uma peça fundamental no cotidiano da população. A unidade hospitalar, atualmente referência para pacientes de toda a macrorregião norte de saúde, celebra uma trajetória de cinco anos de melhorias realizadas nos serviços e atendimentos voltados à comunidade. Desde 2019, opera sob a gestão do I. Santé, e tem demonstrado significativa evolução em diversas áreas.

Conforme balanço das atividades dos últimos cinco anos da administração Santé, muitos aspectos positivos foram identificados em prol da comunidade. Ao longo do período, cabe destaque a índices muito representativos, como o crescimento de 783,1% nos atendimentos ambulatoriais; 125,5% nos atendimentos de Pronto Socorro, 276,3% no número de internações; aumento de 598,7% em cirurgias eletivas; além de 496,7% nos exames de imagem; e 178,3% no total dos exames laboratoriais, em comparação aos números iniciais de 2019. Os avanços, por sua vez, não se restringiram apenas ao aumento de atendimentos e procedimentos. Conforme ressalta o diretor geral do Santé-HSA, Thiago Furtado, também ocorreram importantes adequações na infraestrutura e nos serviços oferecidos.

O gestor elenca que, entre de 2019 e 2023, foram conduzidas tanto melhorias estruturais do espaço, quanto sobre o atendimento ao público e aperfeiçoamento da equipe, hoje formada por 180 profissionais altamente capacitados. Entre as inovações, se destacam a inauguração do serviço de exames endoscópicos, com moderno equipamento, a implementação de cirurgias por vídeo, e a realização de exames de Holter, Mapa e Espirometria. Também foram realizadas revitalizações na recepção e aprimoramento do ambiente do Pronto Socorro, trazendo assim um espaço mais humanizado para pacientes e colaboradores, além da renovação do parque tecnológico do Centro Cirúrgico e a adição de novas cirurgias, como ressecção de TU de próstata, prostatectomia e histeroscopia. Foi ainda instituído um novo espaço para o administrativo da unidade, otimizando, com isso, mais leitos para a população.

Outro grande mérito do Santé-HSA tem sido o equilíbrio das contas. Mesmo com os desafios enfrentados na pandemia do Covid-19, o hospital apresentou sustentabilidade financeira, permitindo o crescimento contínuo dos serviços. “Os bons números se devem às parcerias com a Prefeitura de Guaramirim, Associação empresarial e ao compromisso da nossa equipe, composta por profissionais qualificados e dedicados, que se esforçam diariamente com zelo e empenho para oferecer atendimento de alta qualidade, acreditando sempre na melhoria contínua dos nossos serviços de saúde”, coloca o diretor geral.

A exemplo do compromisso contínuo com a boa administração dos recursos, está sendo implementado um novo projeto com uso de placas solares para a geração de energia aos serviços internos. A iniciativa ajudará a reduzir custos mensais, ao mesmo tempo em que promove uma operação mais sustentável e ecológica para o hospital, o que demonstra mais uma responsabilidade social corporativa do Santé-HSA. Ações organizadas em torno de datas comemorativas, como Dia das Crianças e o tradicional Natal Solidário, bem como o reconhecimento com o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), foram outras conquistas que merecem atenção e que servem, mais uma vez, para beneficiar os moradores de Guaramirim.

Breve Histórico do Santé-HSA

Situado no morro atrás da Igreja Matriz, no coração da cidade de Guaramirim, o Hospital Santo Antônio é um ícone no atendimento de saúde da população regional. A instituição foi inaugurada em 1959, graças ao esforço do Padre Mathias Maria Stein, vigário da paróquia local. Durante os primeiros tempos da sua atuação, ainda sem a presença de um médico, as irmãs da Casa Matriz Providencial de Florianópolis desempenharam os atendimentos essenciais, realizando curativos, aplicando injeções e assistindo parturientes.

O atendimento de serviço hospitalar completo teve início em 1º de novembro daquele ano. Outro marco importante, em 1964 foi construído o prédio onde hoje está estabelecido. Já a municipalização do hospital, por sua vez, foi oficializada em 24 de janeiro de 1974. Desde 2019, o I. Santé administra a entidade hospitalar através de um contrato com o Município, assegurando a continuidade e qualidade na gestão.‌

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).