A Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) recebeu na última sexta-feira, 23, a presidente da câmara técnica de Licenciamento Ambiental do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Schirlene Chegatti, para detalhar as resoluções 250 e 251 do órgão, que tratam de licenças ambientais em Santa Catarina.
Ela explicou que o estado é reconhecido nacionalmente por seu licenciamento inovador, motivado pela participação de todos os agentes envolvidos, com destaque para as contribuições da indústria. “Santa Catarina é um dos estados que mais emite licenças por meio dos municípios, que se reúnem em consórcios para atender a demanda”, informou.
O debate teve ainda a participação do consultor jurídico e representante da FIESC na câmara de assuntos jurídicos do órgão estadual, Gustavo Seleme.
Os especialistas apresentaram as principais iniciativas e tiraram dúvidas sobre o processo de licenciamento ambiental, com destaque no papel dos municípios e do IMA.
A reunião trouxe ainda a participação do agente de pesquisa da EPAGRI, José Luiz Rocha, que explicou o processo de monitoramento hidrológico no estado. Rocha apresentou dados sobre as estações de monitoramento de chuvas e de rios, e trouxe informações sobre o histórico de medições no estado.
O executivo da startup Blue World, Robson Silva, apresentou a inovação da empresa para economia e redução do desperdício de água em torneiras e chuveiros. Silva também trouxe dados sobre a economia resultante da implantação da válvula desenvolvida pela empresa em seus mais de 14 mil dispositivos instalados. Foram 23,6 milhões de litros de água a menos em todos os seus clientes, que incluem a rede de restaurantes Burguer King, o Fazzenda Park Hotel, hotéis da rede Novotel, a rede de escolas Inspira e ainda as indústrias Portobello e Klabin.