Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

UNICEF e WEG fazem parceria que leva saneamento e higiene para crianças e adolescentes de Manaus

Foto: divulgação WEG

Por: Elissandro Sutil

15/08/2024 - 08:08 - Atualizada em: 16/09/2024 - 11:14

A WEG apoia a iniciativa do UNICEF em escolas com o menor índice de cobertura relacionada ao acesso a serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e banheiros adequados para o uso seguro no Amazonas.

O acesso seguro à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial para a manutenção da qualidade de vida, a redução de desigualdades sociai e da pobreza.

Ciente desta realidade, a WEG firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, que visa contribuir com o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH), no bairro Colônia Antônio Aleixo, território contemplado pela iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, localizado na região periférica de Manaus/AM, bem como na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé.

A iniciativa tem como objetivo beneficiar 13 escolas da Colônia Antônio Aleixo e da RDS do Tupé na agenda de água, saneamento e higiene, além de capacitar 120 profissionais e gestores educacionais, beneficiando mais de 4.100 crianças com acesso a escolas com serviços de água, saneamento e higiene e 2.000 pessoas que menstruam com kits de higiene menstrual e informação de qualidade.

No Amazonas, 71,4% dos meninos e das meninas são privados de saneamento – ou seja, vivem em casas com banheiro compartilhado ou fossa rudimentar, ou em casa sem banheiro ou com vala a céu aberto.

Além disso, 16,7% de crianças e adolescentes estão privados do acesso a água segura e de qualidade – ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte ou nascente, ou não recebem água canalizada e têm apenas água da chuva ou sem procedência conhecida, segundo o estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2023.

Foto: ©UNICEF/BRZ/Érico Hiller

Ainda de acordo com os dados, são milhares de crianças sem água para beber, sem fazer a higiene e mais: sem o necessário para viver e aprender com dignidade.

“O acesso a serviços seguros de água, saneamento e higiene nas escolas são fundamentais para promover ambientes saudáveis e, assim, garantir o pleno direito à educação de crianças e adolescentes”, explica Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil.

Segundo Rodrigo, ter acesso a água de qualidade e banheiros adequados é essencial para promover o bem-estar físico, mental e social das crianças e adolescentes, em especial, quando esta realidade está vinculada a educação sob a perspectiva de aprender, aproveitar a infância e se desenvolver, além de promover a dignidade menstrual.

“Estamos orgulhosos em unir forças com o UNICEF para levar água potável, saneamento e higiene às comunidades mais necessitadas de Manaus. Acreditamos que investir na infraestrutura básica é investir no futuro e no bem-estar de crianças e adolescentes, com sustentabilidade”, afirma Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.

Sobre o UNICEF

Foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. No Brasil, a estratégia TEM Água é voltada para contribuir com o acesso à água potável e ao saneamento, que inclui capacitação de profissionais nos municípios, trabalho em escolas, comunidades indígenas e povos tradicionais. A estratégia tem como objetivo garantir ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e famílias, bem como promover práticas de higiene, em áreas urbanas e rurais, inclusive em situações de emergência.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP