Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Orientações do TSE também estão no TikTok

Foto: Divulgação/TSE

Por: Áurea Arendartchuk

24/08/2024 - 06:08

Com a proximidade das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem promovido uma série de ações voltadas à organização e à segurança do pleito. Entre elas, está a renovação de acordos com plataformas digitais para o enfrentamento da desinformação relativa ao processo eleitoral. Entre as parcerias do TSE, está TikTok que agora disponibiliza o Guia das Eleições 2024, uma página com conteúdos de serviços para os eleitores.

Pelo acordo, feito recentemente, o canal de vídeos auxiliará o TSE na transmissão ao vivo de eventos realizados pelo Tribunal e disponibilizará, em conteúdos da plataforma, a chamada “Etiqueta de Eleição”, que é específica para os vídeos relacionados ao pleito deste ano.

Também neste mês, o Tribunal assinou memorandos de entendimento com o Facebook, o LinkedIn, o Kwai, X (antigo Twitter), o Google e o Telegram. De acordo com os documentos, as empresas se comprometem a adotar medidas céleres para conter as notícias falsas e a cooperar com o Tribunal no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE).

O que é o Guia das Eleições?

Elaborado conjuntamente com o TSE, o Guia das Eleições do TikTok oferece conteúdos de fontes confiáveis, informações a respeito do funcionamento do processo de votação e orientações sobre como tirar e regularizar o título de eleitor. Há também dicas de como identificar conteúdos falsos e como denunciar vídeos possivelmente violativos.

Com essa colaboração entre a plataforma e o TSE, os  usuários que procuram informações sobre as eleições na plataforma têm acesso a conteúdos oficiais e confiáveis. Em comunicado publicado na plataforma, o TikTok destaca sua diretriz de não permitir anúncios políticos. Contas de políticos ou partidos são proibidas de anunciar ou monetizar conteúdos na página de vídeos.

 

Concurso da Educação conta com mais de 70 mil inscritos

Conforme informou o governo de SC, esta semana, mais de 70 mil pessoas se inscreveram no que é considerado o maior concurso público da história da educação catarinense. A prova para professores está programada para o dia 22 de setembro. Já os candidatos aos demais cargos devem fazer a prova no fim de semana seguinte, no dia 29 de setembro.

O governador Jorginho Mello destacou que foi uma surpresa o número de inscritos e que a expectativa é de que muitos professores passem no concurso e possam preencher as vagas nas nas escolas estaduais para dar maior estabilidade ao quadro docente.

Serão até 10 mil vagas durante os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações devem ocorrer em várias chamadas, conforme a necessidade da rede. Na primeira chamada, mais de 6.500 profissionais devem ser nomeados. Entre eles, quase 5 mil serão professores. A previsão é de que o resultado final do concurso seja divulgado em novembro deste ano.

Qualificação técnica

O projeto de lei de autoria dos vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, ambos no partido Novo, que busca obrigar a exigência de currículo e qualificação técnica para ocupantes de cargos comissionados de primeiro e segundo escalão na Prefeitura jaraguaense, foi adiado após pedido de vistas na última sessão plenária da Câmara de Vereadores esta semana. A proposta, que estava em pauta para votação, foi postergada devido à solicitação de incluir os cargos comissionados do legislativo municipal na medida. Livramento, em defesa do projeto, destacou a importância de aprovar a iniciativa, enfatizando que a população tem o direito de saber se os ocupantes de cargos estratégicos, como secretários, diretores e presidentes de autarquias, possuem a capacidade técnica necessária para desempenhar suas funções. A nova versão da proposta deve retornar à pauta de votações nas próximas sessões.

 

@@@

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.