Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

10 dicas para driblar a procrastinação e aumentar a produtividade

Foto: Freepik

Por: Priscila Horvat

22/08/2024 - 22:08 - Atualizada em: 22/08/2024 - 22:40

“Ah, que preguiça!”, “Depois eu faço” e “Amanhã, se falta, eu termino”. Essas frases são comuns ao seu vocabulário? Se a resposta foi sim, com certeza você já se viu adiando uma tarefa importante, mesmo sabendo que isso pode ocasionar em mais estresse mais tarde ou no dia seguinte.

A procrastinação é um problema que afeta mais pessoas do que você pode imaginar. Ela é tão comum que, muitas vezes, as pessoas nem se dão conta de que estão procrastinando.

O grande problema em procrastinar é o efeito dominó que isso causa: estresse, nervosismo ao ver que está chegando o tempo-limite para finalizar algo, ansiedade em ver uma tarefa pronta, queda de produtividade e na qualidade do trabalho realizado. Tudo isso junto também pode causar tensão muscular, resultando em dores corporais

Se você é um dos que vivem procrastinando, tenha calma! Existem estratégias simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia, até se tornarem um novo hábito. Conheça 10 dicas para driblar a procrastinação e aumentar a produtividade no dia a dia:

  1. Estabeleça metas realistas: defina metas específicas e alcançáveis. Em vez de dizer “vou trabalhar no meu projeto”, diga “vou escrever 500 palavras hoje”. Metas claras ajudam a manter o foco;
  2. Divida tarefas grandes em pequenas: tarefas grandes podem desanimar antes mesmo de começar, então, a dica aqui é dividir o que precisa ser feito em etapas menores e mais gerenciáveis. Se você está escrevendo um relatório, por exemplo, comece com a pesquisa, depois passe para a introdução e assim por diante. Essas pequenas vitórias podem ajudar a manter a motivação.
  3. Crie um cronograma: estabeleça e siga um cronograma com afinco. Para te ajudar nisso, utilize as ferramentas que fazem mais sentido para você: pode ser uma agenda de papel, calendários digitais, aplicativos ou planners. Defina horários específicos para começar e terminar cada tarefa e evite sair do planejado.
  4. Elimine distrações: elas são inimigas da produtividade. Então, desligue as notificações do celular, principalmente as das redes sociais.
  5. Use a técnica Pomodoro: essa técnica serve para melhorar a concentração, e divide o tempo de trabalho em blocos: 25 minutos de ação seguidos de 5 minutos de pausa. Depois de fazer essa combinação quatro vezes, faça uma pausa maior, de até 30 minutos. Depois, reinicie a contagem de pomodoros.
  6. Método dos 2 minutos: adote essa dica como regra para a vida, porque serve para tudo! Se algo pode ser feito em menos de dois minutos, faça imediatamente! Isso ajuda a evitar acumular pequenas tarefas que, quando se juntam, vira algo gigantesco!
  7. Crie um ambiente de trabalho produtivo: deixe seu espaço de trabalho ‘apto’ para suas tarefas. Elimine o que não faz parte do que será utilizado, como revistas e coisas “encostadas”, e deixe à mão o que precisar usar para finalizar a tarefa.
  8. Recompensas e consequências: que tal dar aquela forcinha extra para o cérebro pegar o ritmo? Se presenteie com recompensas quando conseguir zerar uma lista de tarefas (aquele docinho pode ser uma ótima ideia!), ou dê uma consequência por não finalizar o trabalho (como não se permitir ver o episódio da série ou novela favorita).
  9. Autoconhecimento: vale a pena fazer uma autoavaliação para tentar descobrir o que te faz perder a concentração e procrastinar no meio de uma tarefa e, depois, claro, lutar contra isso.
  10. Busque apoio: se perceber que a procrastinação está atrapalhando sua vida profissional ou educacional, procure ajuda. Converse com um psicólogo e veja como ele pode te ajudar a melhorar.

 

Tente aplicar cada dica de uma vez e, aos poucos, vai começar a perceber que o ritmo de trabalho vai melhorar, até chegar ao ponto ideal!

Foto: Imagem de stockking no Freepik

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp