Acabei de ler uma manchete que me inquietou, o Brasil faz parte da manchete. Li e de imediato lembrei-me de Monteiro Lobato que costumava dizer que – “O brasileiro chora misérias sentado sobre um pote de ouro”. Lobato queria dizer que o Brasil é um país rico, mas rico em estado potencial, isto é, capacidade de vir a ser. Todavia, digo eu, com a leviandade do povinho o resultado é esse que vemos e vemos a cada nova eleição: desgraças… A manchete que li dizia assim: – “Mulheres são apenas 6% dos CEOs do mundo”. CEOs, para lembrar, são os diretores, diretoras-executivas de empresas. Só que ao ler a manchete, também lembrei de uma frase que um dia recortei e guardei, frase dita por Margaret Thatcher, (1925/2013), que foi primeira-ministra do Reino Unido. Thatcher disse que – “O galo pode cantar, mas é a galinha que bota os ovos”. Traduzindo a genialidade da Margaret: o homem, por sua força física, pode arrotar, bater na mesa, dar socos, nada mais. As mulheres têm, reconhecidamente, mais inteligência e supremacia em todas as habilidades multidisciplinares. Tudo comprovado, todavia… Mulheres são absoluta minoria nos cargos de poder. Duas são as razões: a primeira é o modo como são educadas as meninas, famílias minguadas de cabeça e educação rasteira. Isso sem falar que mulher, eles dizem, tem que casar e ter filhos. Uma estupidez imposta pela “cultura” dos machinhos bizarros e replicada na cozinhas das famílias de cio, famílias de simplesmente fazer filhos. A propósito, há alguns anos que o melhor time de futebol do Brasil é o Palmeiras. Razão? Uma “mulher” é a presidenta, a Leila Pereira… Certa altura, na reportagem que li, um homem, veja bem, um homem, disse assim: – “A gente tem uma massa de mulheres extremamente capacitadas, extremamente aptas, com especializações no Brasil e no exterior, a sentarem em um conselho, mas elas não são chamadas para participar desse processo seletivo”. Ah, é? Então, as mulheres “Mulheres” devem saber dessas empresas e as isolarem no mercado, se fizerem isso, essas empresas dirigidas por estúpidos fecharão em poucos dias. E para terminar a conversa enjoada, uma frase de caminhão estava na minha caixa de frases recortadas: – “Quem gosta de mulher feia é salão de beleza”. Então elas que parem de namorar os broxas morais, a pior das feiúras…
MULHERES
– Ah, tu inventas histórias, Prates! – Ah, é? Então ouça esta, não inventada por mim: – “Próximas eleições em Santa Catarina terão 883 candidatos, 86% são homens”. Tem cabimento? As mulheres respondem por 75% de todo comércio mundial, a economia de vendas e decisões sobre vendas dependem delas. Elas administram as famílias, respondem pela maior parte dos cuidados e educação das crianças, mas… Ficam sob tutela nas eleições? Reajam, mulheres!
CASAIS
Modernidades para todo lado, tudo é digital, tudo é tecnológico, tudo é isso, tudo é aquilo, modernidades tolas andam de plantão, só que… Num casamento não há inteligência artificial que dê caráter, educação, bons modos a quem não os têm desde a infância. Será que os namorados, outrora noivos, se atentam a isso? Ou se atiram no escuro para não perder o bofe, opa, quis dizer o par?
FALTA DIZER
Beleza é uma questão interna das pessoas. Muitos são lobisomens, mas se acham bonitos, então, são bonitos. Outras se acham bruxas na beleza, então, são bruxas. Buscar por harmonizações faciais revela a baixa autoestima da pessoa. Todos os dias alguém morre numa dessas cirurgias de harmonização. Abundam as provas. Todos os dias…