A morte do empresário Angelo Alberto Chiodini, conhecido por todos como Beto Chiodini, está repercutindo entre lideranças políticas. O diretor fundador da rede de postos Mime faleceu nesta terça-feira (20), no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, devido a complicações da gripe H1N1.
Filho de Beto Chiodini, o deputado federal licenciado e candidato a prefeito de Itajaí, Carlos Chiodini (MDB), escreveu em suas redes sociais a seguinte mensagem: “Nunca estamos preparados para a despedida. E, neste dia, infelizmente tenho que dar adeus ao meu pai. Agradeço pelos ensinamentos e por seu apoio em cada escolha, em todos os momentos da minha vida. Meu pai foi um grande homem, um pai presente, no qual me espelhei todos os dias para tentar, de alguma forma, reproduzir nos cuidados com meu filho. Mais que um pai, perdi hoje meu melhor amigo. As palavras parecem pequenas diante da imensidão da saudade que sinto agora. Meu pai foi meu maior exemplo de integridade, força e dedicação, não apenas para nossa família, mas para todos ao nosso redor. Descanse em paz, sabendo que seu impacto em minha vida será eterno. Te amo para sempre!”.
O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) declarou que com “muito pesar, nos despedimos de um grande amigo. Beto Chiodini foi um visionário, um grande empreendedor, um homem que sempre valorizou a solução e não o problema. Gerou renda e oportunidade para milhares de pessoas. Era boa companhia, gostava de estar com a família e cuidava de todos. Beto sempre ajudou a comunidade, mesmo que discretamente. Vai deixar saudades, mas também um importante legado! Que Deus o receba e conforte o coração de todos”.
“Não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que Deus possa confortar a família neste momento de dor, neste momento difícil”, declarou o presidente do MDB em Santa Catarina, deputado federal Valdir Cobalchini.
O prefeito Jair Franzner (MDB) escreveu uma mensagem de condolências em suas redes sociais. “Recebi com tristeza a notícia de que seu Angelo Chiodini, o Betão, faleceu nesta noite. Um exemplo de homem, empresário, pai e avô, que gerou empregos e ajudou a construir nossa Jaraguá. Meus sentimentos aos familiares e amigos, que Deus os conforte neste momento”.
O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), também lamentou a morte do empresário: “Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Angelo Chiodini. Beto foi um empreendedor de sucesso, fundador da rede de postos Mime e da Agricopel, em Jaraguá. Meus sentimentos à família, especialmente ao amigo Carlos Chiodini, deputado federal, que hoje se despede de seu pai”.
Acijs destaca participação de Beto Chiodini no desenvolvimento de Jaraguá do Sul
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) manifestou o profundo pesar do setor produtivo pelo falecimento de Angelo Alberto Chiodini.
“Em nome da diretoria, do Conselho Superior e das empresas associadas, a Acijs expressa condolências aos familiares, colaboradores da empresa e amigos, se solidarizando diante da imensa perda para o município e região, reconhecendo o importante legado que o empresário deixa em prol do desenvolvimento de Jaraguá do Sul”, diz a nota emitida pela entidade.
“A visão empreendedora, que transformou um pequeno negócio em um forte grupo empresarial respeitado em todo o estado e com atuação em várias regiões do País, responsável pela geração de empregos e contribuindo com o crescimento econômico da cidade, além da participação social na comunidade, tornaram o empresário referência para as novas gerações”, afirmou a presidente da Acijs e do Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul), Caroline Obenaus Cani.
Velório acontece no Jaraguá Master Hall
O deputado Carlos Chiodini informou que o local do velório, que seria realizado na capela Maria Leier, está acontecendo no Jaraguá Master Hall, situado à Rua João Planincheck, 1371, Bairro Nova Brasília, em Jaraguá do Sul. “Em razão do grande carinho demonstrado pela população ao meu pai, o local do velório foi alterado para um espaço que possa receber todos os familiares, amigos, clientes e colaboradores que desejam prestar sua última homenagem”, disse.
A cremação será realizada no Crematório Catarinense às 18h30 desta quarta-feira (21).
Destaque
Beto Chiodini teve uma longa trajetória no empresariado da região. Fundou a Agricopel e a rede de postos Mime junto ao pai, em 1977, como um revendedor Esso, no que é hoje o posto Mime Matriz, no Bairro Vila Nova.
Dez anos depois, em 1987, nasceu a Agricopel TRR. No ano de 1990, inicia a operação Agricopel Distribuidora de Lubrificantes e, em 1993, foi inaugurada a primeira loja de conveniência no Mime Matriz.