Abertura, muitos jogos, gols, famílias no ginásio e empolgação. A Copa Dipil iniciou a 19ª e maior edição de sua história de forma brilhante. Antes da bola pesada rolar, uma grande cerimônia marcou a manhã de sábado (17), no Ginásio Municipal Alfredo Jacobowski, que contou com a presença de organizadores, autoridades e jogadores do Jaraguá Futsal, além do mascote Raposão.
Fundador da competição e presidente da Dipil Indústria Química, Alberto Correia destacou sua ligação com o esporte e a importância da Copa Dipil na formação dos jovens.
“Sempre fui envolvido no esporte. Já joguei futebol e isso sempre me motivou a continuar no esporte. Fiz a Copa Dipil e estamos trazendo familiares para que o atleta se transforme em um jogador ou em um ser humano exemplar”, disse.
CEO da empresa, Jeferson Luis Jacobi reforçou o principal objetivo do torneio e o número recorde de inscritos, que atingiu 168 equipes de 26 cidades e envolvendo mais de 2 mil atletas do Sub-7 ao Sub-17.
“É uma satisfação acompanhar o crescimento da Copa Dipil ano a ano. Essa temporada foi o recorde e é muito gratificante isso. O objetivo principal é a integração, educação e fazer com que as crianças criem respeito e disciplina com o próximo mesmo sendo equipe adversária”, declarou.
Após os discursos, Andreia Jakobowski foi a responsável pelo juramento dos atletas. A massarandubense de 23 anos começou no esporte justamente na Copa Dipil, em 2009, e participou ininterruptamente do certame até 2017, acumulando títulos e troféus de artilheira.
Depois de jogar na base de Joinville e outras cidades por muitos anos, ela decidiu não seguir a carreira profissional e hoje é formada em nutrição com especialidade na área esportiva. Porém, ainda disputa competições amadoras, inclusive sendo vice-campeã do Estadual de Futebol Feminino no ano passado com o Fluminense de Joinville.
“Na Copa Dipil e em todo esporte, é importante ter comprometimento e responsabilidade. Quanto mais treinar, mais chance de desempenhar melhor na competição. E na vida é a mesma coisa, então o campeonato traz muitos aprendizados”, declarou Andreia.
O já consolidado campeonato ainda reúne diversas famílias. Ex-jogador profissional de futsal com passagens por grandes clubes do Brasil, como o Jaraguá, Renatinho atualmente é treinador do R7 Futsal e passou a paixão pela modalidade aos filhos Matheus, de 13 anos, e Murilo, de 6, que estão na disputa da edição 2024.
“O esporte mudou minha vida e foi transformadora. Perdi minha mãe com 3 anos de idade e todas as fases tive o esporte do meu lado. Poderia ter me envolvido em outros caminhos, mas o esporte me fez crescer não só como atleta, mas como pessoa. E é emocionante meus filhos estarem envolvidos nisso. Passo para eles não se apegarem ao placar e que a parte mais importante é tentar fazer o melhor todos os dias para crescer na vida”, afirmou.
“É muito legal estar em família. Eu já participei da Copa Dipil em três categorias e agora é o primeiro ano do meu irmão. Isso é muito legal e meu pai apoia muito a gente”, acrescentou o filho Matheus.
Finalizada a abertura, a bola rolou em 39 partidas das categorias Sub-7, Sub-9 e Sub-11, no Alfredo Jacobowski e na Escola Pedro Aleixo.
A primeira fase se estende até o dia 15 de setembro, com a programação transcorrendo sempre aos sábados e domingos. A etapa eliminatória começa no dia 21 do próximo mês e as finais estão marcadas para 5 de outubro.
Resultados:
Sub-7 M
- CEEJ Futsal A 4×3 Feras do Esporte
- CEEJ Futsal B 4×0 R7 Futsal
- Danilo Pulga Futsal 6×0 Apama Futsal
- CEEJ Futsal B 7×2 Cruzeiro Mirim
- CEEJ Futsal A 2×1 APAMA
- R7 Futsal 2×2 Cruzeiro Mirim
- Danilo Pulga Futsal 2×1 Feras do Esporte
- CEEJ Futsal A 3×2 Danilo Pulga Futsal
- Apama Futsal 1×1 Feras do Esporte
Sub-9 M
- Cruzeiro Mirim 5×1 CEEJ Futsal B
- Cruzeiro Mirim 2×0 Furacão do Itaperiú
- Furacão do Itaperiú 8×0 CEEJ Futsal B
- CEEJ Futsal A 2×1 JV Sports
- Furacão Sji 1×0 CEEJ Futsal C
- CEEJ Futsal A 7×0 Spaca
- Aefi Futsal 9×0 CEEJ Futsal C
- JV Sports 6×0 Spaca
- Aefi Futsal 5×0 Furacão Sji
- Flamengo 5×0 Vila Nova Joinville
- Furacão Mafra 7×0 Flamengo B
- Flamengo 3×2 Aecla
- Furacão Mafra 6×1 Gol de Placa
- Aeca 7×0 Vila Nova Joinville
- Flamengo B 3×0 Gol de Placa
Sub-9 F
- CME Ascurra 5×0 MBB
- Aecla 14×0 MBB
- Aecla 10×0 CME Ascurra
Sub-11 M
- Colégio Metropolitano 7×1 Apama Futsal
- Secult Massaranduba 5×3 Futsal Nestor
- Danilo Pulga Futsal 3×3 Apama Futsal
- NF Futsal Pomerode 10×5 Secult Massaranduba
- Danilo Pulga Futsal 6×2 Colégio Metropolitano
- Cruzeiro Mirim 8×1 Xoxo 10
- NF Futsal Pomerode 5×0 Futsal Nestor
- Mr Sports 9×0 Xoxo 10
- Mr Sports 2×2 Cruzeiro Mirim
- Furacão do Itaperiú 1×0 Aefi Futsal
- CME Ascurra 7×0 Furacão Sji
- Flamengo 9×1 Furacão do Itaperiú
- Leões Esporte Clube 12×0 Furacão Sji
- Flamengo 2×0 Aefi Futsal
- Leões Esporte Clube 5×2 CME Ascurra
Sub-11 F
- Aecla 1×1 Guaramirim B
- CME Ascurra 3×1 Guaramirim A
- Guaramirim B 10×1 MBB
- Aecla 9×1 Guaramirim A
- MBB 5×1 CME Ascurra
- Guaramirim B 19×0 Guaramirim A
- Aecla 8×0 CME Ascurra
- MBB 7×2 Guaramirim A
- Guaramirim B 7×0 CME Ascurra
- Aecla 6×1 MBB
Parceria com o Jaraguá Futsal
A parceria entre Copa Dipil e Jaraguá Futsal vai além da presença dos atletas e do Raposão no último fim de semana. O tradicional clube do futsal nacional trará olheiros para observar jovens das categorias Sub-15 ao Sub-17.
Os profissionais acompanharão as partidas e formarão duas equipes. Os atletas selecionados participarão de uma semana de treinos junto ao Aurinegro, tendo a chance de aprovação para integrar a base do time.
“O Jaraguá Futsal acredita muito nos valores que o esporte proporciona, principalmente na formação. Investimos cada vez mais nas categorias de base acreditando em todo potencial dessas crianças e no poder de transformação que o esporte tem social e cultural. Estamos muito feliz por sermos parceiros mais uma vez da Copa Dipil”, finalizou o superintendente do Jaraguá, Junai Roza.