Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saiba quem é a primeira mulher à frente da Diretoria de Operações Logísticas da WEG

Foto: Arquivo pessoal

Por: Elisângela Pezzutti

31/08/2024 - 07:08

A engenheira química Daniela Chissini Sartori, de 50 anos, colaboradora da WEG há quase três décadas, construiu uma trajetória profissional de muito sucesso, resultado de seu constante esforço e dedicação em busca da excelência. Este ano, ela assumiu a Diretoria de Operações Logísticas, incorporando também o Departamento Industrial, com foco nas operações e expansão da unidade de tintas no Brasil e exterior. Ela é a primeira mulher a ocupar este cargo.

Natural de Esmeralda, uma pequena cidade gaúcha com pouco mais de três mil habitantes, a cerca de 300 quilômetros da capital, Porto Alegre, Daniela veio para Jaraguá do Sul em 1996. “E me sinto muito acolhida por esta cidade”, destaca.

Estudou Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e optou pelo curso por gostar muito de matemática, estatística e análise e solução de problemas. “Quando fiz a escolha, no início dos anos 1990, não tinha muita noção de quantas portas a engenharia poderia abrir, como de fato aconteceu”, conta a diretora, completando que não havia muitas mulheres estudando engenharia naquela época, mas que em nenhum momento se sentiu excluída pelos colegas de faculdade.

Além da graduação em Engenharia Química, ela também fez mestrado em Engenharia Ambiental pela UFSM e não parou por aí. “Também tenho dois MBAs, um em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e outro em Gestão de Negócios”.

A diretora formou-se em Engenharia Química nos anos 1990, pela Universidade Federal de Santa Maria | Foto: Arquivo pessoal

A carreira na WEG

Daniela conta que seu início profissional na WEG, há 28 anos, se deu como trainee na área da Qualidade. Depois, passou por Processos Fabris e Gestão Ambiental. Em seguida, tornou-se especialista em Suprimentos, atuando com Compras e Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores, com foco no mercado internacional. Em 2013, foi promovida a gerente do Departamento de Suprimentos, incorporando as áreas de Logística, Planejamento e Controle de Produção e Operações Logísticas Internacionais. Este ano, assumiu a diretoria de Operações Logísticas, incorporando também o Departamento Industrial, com foco nas operações e expansão da unidade de tintas no Brasil e exterior. “E desde que entrei na WEG, em 1996, sempre me senti parte de um sonho e tenho orgulho de contribuir para tornar este sonho mais real a cada dia”, destaca.

Continuidade de um legado

“Meus objetivos sempre foram alinhados com a busca de resultados, desde o início da minha carreira. Me identifico muito com a cultura e os valores da empresa. Sempre procurei me atualizar e me preparar para as oportunidades que pudessem surgir. Durante esses anos, tive a oportunidade de ter importantes mentores e hoje vejo como isso foi fundamental na minha trajetória. Tenho trabalhado para desenvolver minhas habilidades de formação de pessoas e a mentoria de jovens talentos, pois acredito que precisamos dar continuidade ao legado deixado pelos fundadores Werner, Eggon e Geraldo”, afirma a diretora, que tem como plano profissional preparar a si e à sua equipe para atender a demanda de crescimento do negócio, com qualidade e eficiência.

Vida pessoal

Daniela é casada há 26 anos com Ricardo Luiz Sartori, que também é funcionário da WEG. Eles têm dois filhos – Sofia, de 20 anos, e Lucas, de 14. E como nem tudo na vida é trabalho, em seus momentos de descanso a engenheira gosta de ler, viajar e apreciar um bom vinho na companhia de amigos.

Daniela com o marido e os filhos | Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.