Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conhecido como “Bill Gates britânico”, bilionário está desaparecido após naufrágio

DIvulgação/Royal Society

Por: Pedro Leal

19/08/2024 - 18:08

Um iate foi atingido por um tornado e naufragou na manhã desta segunda-feira (19), na costa da Sicília, na Itália, deixando um morto e seis desaparecis. Entre os desaparecidos estaria bilionário Mike Lynch, empresário britânico da área de tecnologia conhecido como o “Bill Gates do Reino Unido”.

As informações são do portal g1.

A embarcação, batizada de Bayesian, era um veleiro de luxo com bandeiras do Reino Unido. 22 pessoas estavam a bordo quando foi atingida pela tempestade.

Os desaparecidos seriam turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá.

Informações da Guarda Costeira dão conta de que o bilionário Mike Lynch seria um dos desaparecidos; A esposa de Lynch, Angela Bacares, está entre as pessoas que foram resgatadas pela Guarda Costeira.

Mike Lynch tem 59 anos e é cofundador da empresa de software Autonomy. Lynch se graduou em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e tem doutorado em processamento de sinais e comunicações.

Em 2011, a Autonomy foi vendida para a Hewlett-Packard (HP), em uma operação fechada por 11 bilhões de dólares. A negociação levantou suspeitas de fraude. Após mais de 10 anos de investigações, ele foi inocentado das acusações de fraude em um processo julgado nos Estados Unidos.

A maioria dos passageiros estava dormindo nas cabines no momento em que o tornado atingiu a embarcação. Alguns conseguiram pular para fora do veleiro.

As equipes de resgate informaram que a embarcação foi encontrada a uma profundidade de 49 metros. Uma investigação vai apurar as causas do naufrágio. O barco foi construído em 2008 pela empresa Perini.

A fabricante informou que o barco tinha o mastro de alumínio mais alto do mundo, com 75 metros de altura. O iate tinha seis suítes e capacidade para até 12 hóspedes, além de mais 10 tripulantes.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).