Joinville tem duas escolas municipais na liderança do IDEB no Sul do país

Foto: Prefeitura de Joinville/Reprodução

Por: Marcelo Ferreira

15/08/2024 - 15:08 - Atualizada em: 15/08/2024 - 15:39

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (14), mostram que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville dividem a liderança no Sul do Brasil entre as unidades escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

As escolas Adolpho Bartsch e Maria Magdalena Mazzolli alcançaram a nota 8,6 no índice que mede a qualidade da educação brasileira. O Ideb é calculado a partir do desempenho dos alunos nas avaliações realizadas com os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e com o 3º ano do Ensino Médio, com provas de Língua Portuguesa e Matemática, e da taxa de aprovação dos estudantes (fluxo escolar).

As duas unidades escolares de Joinville dividem a liderança no Sul do País com duas outras escolas, de Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR). Entre as unidades catarinenses, são quatro representantes da Rede Municipal de Ensino entre as dez melhores notas, incluindo também as escolas Francisco Rieper e Senhorinha Soares, com 8,2 e 8,1, respectivamente.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os dados mostram quatro unidades joinvilenses entre as dez melhores de Santa Catarina, com destaque para a Escola Agrícola Carlos Heins Funke, com nota 7,3. Também aparecem entre as melhores do Estado as escolas Hans Müller (7,2), Paul Harris (7,0) e Plácido Xavier Vieira (6,8).

Rede Municipal tem melhores notas do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes

Outro ponto de destaque entre os resultados do Ideb é o desempenho da Rede Municipal de Ensino de Joinville, que teve aumento de 6,8 para 7,0 na nota dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à 2021, quando o índice foi medido pela última vez. Nos anos finais, o município cresceu de 5,9 para 6,0 no mesmo intervalo.

Os dois resultados colocam Joinville como a melhor nota do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para o secretário de Educação, Diego Calegari, os números mostram uma grande conquista para a cidade.

“É um orgulho para Joinville saber que hoje temos a melhor educação entre as cidades de médio e grande porte do Brasil. Isso é fruto das políticas que temos adotado e do comprometimento e engajamento dos servidores da Educação, como gestores, professores, técnicos e demais colaboradores, que atuam nas Escolas e CEIs e tornam realidade essa educação transformadora no dia a dia dos nossos alunos”, comemora.

Resultados alcançados com trabalho em rede

Os resultados alcançados fazem parte do trabalho realizado pela Secretaria de Educação de Joinville, com o desenvolvimento de projetos e programas em parceria com as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), além dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para garantir que todos os alunos aprendam na idade certa e que ninguém fique para trás.

Entre as ações realizadas ao longo de todo o ano, estão o combate à infrequência e a promoção de engajamento dos alunos e famílias; sistema de monitoramento da aprendizagem; apoio aos alunos com dificuldades e aceleração de estudantes em defasagem escolar; formação continuada; estruturação da gestão; e colaboração em rede.

Notícias no celular

Whatsapp

Marcelo Ferreira

Faço parte da equipe de redação digital do OCP News. Sou responsável pelas editorias de Cotidiano e Entretenimento.