Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Frio histórico em SC: Há 11 anos nevou até na Grande Florianópolis

Morro do Cambirela ficou parecendo a Cordilheira dos Andes | Foto: Valéria Rivoire

Por: Ewaldo Willerding Neto

13/08/2024 - 17:08 - Atualizada em: 13/08/2024 - 17:21

Santa Catarina vem passando por uma onde de frio nos últimos dias, por conta dos efeitos de um ciclone extratropical que acontece em alto mar, mas que impacta em todo o estado e até mesmo em regiões mais quentes do país, como o Rio de Janeiro, que registrou históricos 8 °C. Aqui em SC, mais uma vez os termômetros marcaram temperaturas negativas. Só não ocorreu neve.

Bem ao contrário do que aconteceu há pouco mais de 11 anos, precisamente em 23 de julho de 2013, quando um fenômeno raro surpreendeu os catarinenses, inclusive os moradores da Grande Florianópolis: nevou nos morros da Serra do Tabuleiro, em Palhoça – o Cambirela até parecia a Cordilheira dos Andes.

Serra do Tabuleiro ficou coberta de neve | Foto: Arquivo/CBMSC

Este evento, considerado “mais do que raro” pelo meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, marcou a primeira ocorrência oficial de neve na região, embora relatos indiquem a possibilidade de uma nevasca semelhante há 29 anos.

Naquela semana de julho, Santa Catarina viveu dias atípicos. Segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno da neve atingiu 126 municípios catarinenses entre os dias 22 e 25 de julho. A maior concentração de neve foi registrada nos dias 22 e 23, enquanto nos dias 24 e 25, a ocorrência se restringiu às áreas mais altas do Planalto Sul.

Por que nevou na Serra do Tabuleiro?

Conforme a Epagri/Ciram, nevou em 126 municípios de SC em 2013

O que torna a neve na Serra do Tabuleiro tão especial é a combinação necessária de condições meteorológicas para que tal fenômeno ocorra.

“Para voltar a nevar no local, é necessária a combinação de umidade com frio bastante intenso”, explica o meteorologista Marcelo Martins.

Ele ressalta que, embora seja comum que os termômetros fiquem negativos na Grande Florianópolis serrana, o Cambirela, montanha situada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro com cerca de mil metros de altitude, está em uma região litorânea, onde a neve é muito mais rara.

Formação da neve ocorreu pela interação de diversos sistemas meteorológicos | Foto: Arquivo/CBMSC

A formação da neve em 2013 foi resultado da interação de diversos sistemas meteorológicos. Conforme o relatório da Epagri/Ciram, o fenômeno foi causado pela formação de um ciclone extratropical próximo à costa, associado a um sistema frontal e ao avanço de um anticiclone intenso com deslocamento continental. A ampla abrangência do evento, atingindo desde o litoral até as montanhas do estado, destaca a intensidade desses sistemas que atuaram conjuntamente.

Santa Catarina, com seu relevo acidentado e altitudes que frequentemente ultrapassam os mil metros, é o estado brasileiro com mais ocorrência de neve. Regiões como o Planalto Sul, que abrange áreas como Papanduva, no Planalto Norte, viram a neve acumular e causar prejuízos à agricultura e às edificações, uma prova das condições excepcionais vivenciadas naquela semana.

A neve em 2013 ficará marcada como um evento climático histórico para a Grande Florianópolis, lembrado tanto pela sua raridade quanto pela sua beleza, trazendo à memória um dos momentos mais frios e singulares da história recente da região.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.