Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Paralimpíadas terá primeira atleta trans da história

Foto: Reprodução/Instagram

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/08/2024 - 17:08

As Paralimpíadas de Paris 2024 contará com um caso inédito. Aos 50 anos de idade, a italiana Valentina Petrillo será a primeira atleta trans na história do evento.

A velocista passou pelo processo de transição em 2019 e foi aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional e pela Federação Internacional de Atletismo Paralímpico para competir nos 200m e 400m da categoria T12, para deficientes visuais.

“Eu estrou preparado para o criticismo. As vezes como indivíduo posso pensar uma coisa ou outra, mas precisamos respeitar a nossa constituição e as regras de cada esporte específico. As federações internacionais devem ser respeitadas. A World Para Athletics autorizou ela a competir, então ela será recebida como qualquer outra atleta na competição. Nada mais justo que tratemos os atletas trans com respeito”, disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons.

Aos 14 anos, Petrillo foi diagnosticada com a Doença de Stargardt, condição que afeta a visão central e causa dificuldades na percepção de detalhes e cores. E antes de fazer a transição, ela conquistou 11 títulos italianos nas categorias masculinas.

Após a transição, quase se classificou para as Paralimpíadas de Tóquio de 2021, e ficou com o bronze nas duas provas que disputou no Mundial de Atletismo Paralímpico no ano passado. Agora, fará sua estreia em uma Paralimpíada nos Jogos de Paris, que acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação