Morre aos 98 anos o ex-prefeito de Criciúma Ruy Hülse

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/08/2024 - 15:08 - Atualizada em: 12/08/2024 - 15:13

Morreu, na manhã desta segunda-feira, dia 12, o político e ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos de idade. O político nasceu em 7 de fevereiro de 1926, e governou a cidade de Criciúma entre 1966 e 1970.
A causa do óbito não foi divulgada. Em breve serão divulgados os detalhes para a despedida do político.

Dentre os feito de Ruy em vida, está a fundação da Fucri (Fundação Universitária de Criciúma) em 1968, que hoje leva o nome de Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Durante 11 dias em 1960, Hülse ocupou o lugar do pai, Heriberto Hülse, como governador do estado de Santa Catarina. Além disso, conseguiu junto ao Governo Federal, a implantação da BR-101 a partir de Criciúma, entre outras realizações.

“Ruy Hülse deixa um legado inestimável, não só em Criciúma, mas em todo o estado de Santa Catarina. Ele foi um visionário, um catalisador de mudanças e um verdadeiro defensor dos interesses de nossa cidade, como exemplo desta visão de futuro, está a criação da Fucri, uma das contribuições mais marcantes do ex-prefeito de Criciúma. O compromisso com o desenvolvimento intelectual e cultural de nossa região foi exemplar, e isso se materializou na fundação de uma Instituição de Ensino Superior que se tornou a Unesc, maior Universidade Comunitária do Sul catarinense”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Ainda na vida política, Ruy Hülse foi eleito três vezes como deputado estadual, pela União Democrática Nacional (UDN), além de ter ocupado funções na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Foi também secretário Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Criciúma, na gestão do prefeito Altair Guidi, e secretário adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, em 1994, sendo titular Ruberval Pilotto.

Em 1997, assumiu a presidência do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), onde também foi presidente de honra.

 

* Informações do Portal TNSul.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.