Na manhã deste sábado, (10) o Museu WEG de Ciência e Tecnologia promoveu uma animada Oficina de Foguetes para comemorar o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). O evento foi um sucesso absoluto, proporcionando uma experiência educativa e divertida para crianças e seus familiares.
A oficina, conduzida pela equipe da OUTERSPACE, ofereceu às crianças a oportunidade de construir foguetes de papel personalizados e aprender conceitos básicos de aerodinâmica. Todos os participantes levaram seus foguetes para casa, incentivando a continuidade do aprendizado e da exploração científica.
Um dos momentos mais esperados foi a competição de lançamento de foguetes. As crianças puderam demonstrar suas habilidades e criatividade, sendo premiadas com medalhas os participantes mais talentosos e engenhosos.
Enquanto os pequenos cientistas se divertiam na oficina, os pais participaram de uma roda de conversa enriquecedora. Mediada pela neuropsicopedagoga e especialista em Altas Habilidades, Janice Marcon, a discussão abordou temas fundamentais como habilidades socioemocionais, superdotação e a intensidade emocional dos superdotados.
O evento, que contou com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Cérebro e Cia, foi limitado a 50 participantes, garantindo um ambiente propício para o aprendizado e a interação.
Desde 2023, o “Dia da Conscientização das Pessoas com Altas Habilidades e/ou Superdotação (AH/SD)” faz parte do calendário oficial do Município de Jaraguá do Sul. A data tem como objetivo promover a conscientização e a valorização dessas pessoas, além de fomentar ações que ampliem o atendimento educacional e social a esse grupo.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira/INEP, Jaraguá do Sul tem atualmente 30 crianças com AH/SD matriculadas nas escolas do município.