Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Informações sobre registros de candidaturas já podem ser consultados no sistema da Justiça Eleitoral    

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

10/08/2024 - 06:08

 

A pouco menos de dois meses das Eleições Municipais, que acontecem no dia 6 de outubro, os eleitores já podem se informar melhor sobre os candidatos que vão disputar as prefeituras e câmaras municipais.

E uma ferramenta eficaz e confiável que pode ser usada neste período é o DivulgaCandContas. A plataforma reúne informações detalhadas sobre as pessoas que disputarão a preferência do eleitorado na votação de outubro.

Após a escolha de candidatas e candidatos em convenções partidárias, que ocorreram de 20 de julho a 5 de agosto, os partidos políticos começaram a apresentar os pedidos de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral. Pelo calendário eleitoral, o prazo para isso vai até a próxima quinta-feira (15).

Até o meio da tarde de sexta (9), 160.483 pedidos de registro de candidatura já haviam sido solicitados à Justiça Eleitoral em todo o Brasil. Desse total, 5.713 foram para o cargo de prefeito e 5.717 para vice-prefeito. Para as vagas de vereador, o sistema contabilizava 149.053 solicitações.
Esses e outros dados podem ser consultados na plataforma do DivulgaCandContas, que é atualizada a cada 30 minutos.

Na página inicial da plataforma, já é possível conferir: quantitativo de pedidos de registro de candidatura para prefeito, vice-prefeito e vereador; atas das convenções partidárias realizadas por cada agremiação; limite de gastos de campanha e contratação de pessoal por estado, município e cargo; e ranking de doadores e fornecedores, entre outros tópicos.

 

Alesc lança frente parlamentar para fortalecer o ensino técnico

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou, esta semana, a Frente Parlamentar do Ensino Técnico, criada para promover estudos quanto à importância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. A iniciativa reforça o compromisso dos parlamentares em promover este ensino como um pilar essencial para a formação de mão de obra qualificada, capaz de atender às demandas do mercado de trabalho.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem obter um emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso ressalta a eficácia da formação técnica em preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Constituída a partir do ato da Presidência, em março deste ano, a nova Frente terá como coordenador o deputado estadual Mário Motta (PSD) e como membros os parlamentares Fernando Krelling (MDB), Marquito (Psol) e Matheus Cadorin (Novo). Entre os objetivos da Frente destacam-se a necessidade de capacitação profissional em setores estratégicos da economia, a relevância de garantir oportunidades de formação para jovens e adultos, e o fomento ao acesso a uma educação de qualidade.

A Frente atuará como uma espécie de “grupo de trabalho”, formada por deputados com a participação de entidades da sociedade civil e órgãos governamentais.

 

Homenagem póstuma

O Conselho Estadual de Educação realiza, na segunda-feira (12), às 14h, a entrega do Diploma de Mérito Educacional ao Professor Holando Marcellino Gonçalves (in memorian), de Jaraguá do Sul, pelos relevantes serviços prestados à Educação de Santa Catarina. A indicação é de autoria da conselheira Elizabete Terezinha Piotto Kitamura e foi aprovada por unanimidade pelos demais conselheiros. A homenagem acontecerá em Florianópolis.

 

Cargos públicos

O vereador Rodrigo Livramento (Novo) protocolou na Câmara de Vereadores jaraguaense projeto de lei que visa tornar obrigatória a divulgação dos currículos acadêmicos e profissionais dos ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão da administração pública, seja na prefeitura ou autarquias. Esses cargos incluem posições estratégicas e de alta responsabilidade, como presidentes de autarquias, secretários, procuradores e diretores de pasta. A medida proposta pelo vereador tem como base os princípios constitucionais da publicidade e eficiência, reforçando o compromisso com a transparência e o controle social na gestão pública.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.