A culinária francesa é a mais conhecida no mundo inteiro: referência gastronômica por suas técnicas e sabores; tradição e requinte. A gastronomia da França conta com uma grande variedade de pratos conhecidos em todo o mundo, é considerada por muitos o berço da haute cuisine. Ela é uma parte fundamental da cultura francesa. Os franceses valorizam muito a comida e dedicam tempo para apreciar e desfrutar de refeições bem preparadas.
Com certeza, a mais aclamada do mundo, a culinária francesa vem se desenvolvendo desde os tempos antigos. O livro de culinária mais importante do século XVII e que influenciou a cozinha europeia e mundial, é francês. Le Cuisinier François, escrito por François Pierre La Varenne em 1651, foi o primeiro livro de receitas a ter reconhecimento internacional. Ele marcou a época por priorizar ervas e vegetais frescos, por diminuir os condimentos e o açúcar das receitas dos tempos medievais e por priorizar a aparência visual – o modo de apresentação dos pratos.
François Pierre La Varenne e Marie-Antoine Carême padronizaram técnicas e receitas, estabelecendo as bases para a haute cuisine.
No século XX, a culinária francesa passou por uma modernização, com chefs como Auguste Escoffier simplificando pratos clássicos. Ele também teve papel importante na promoção da ideia de menus fixos e na melhoria das condições de trabalho nas cozinhas.
O impacto dessas mudanças influenciou as práticas culinárias pelo mundo.
Certamente, a gastronomia francesa é um dos atrativos para os turistas que visitam a França. O cassoulet, os macarons, a Tarte Tatin, Coq au Vin, a Quiche Lorraine, a Bouillabaisse, o Ratatouille, a Eclair , as Madeleines e tantos outros pratos fazem parte da lista de desejos a serem provados numa estadia francesa. E não é à toa o país seja um importante destino gastronômico.
Quais sabores franceses você deseja provar?