Os 44 guardas municipais que passaram a integrar o efetivo da Prefeitura de Joinville, desde o último mês de julho, participam do curso de formação de agentes de trânsito. A capacitação é realizada pelo Departamento de Trânsito (Detrans) por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran) de Joinville.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a formação é realizada em caráter obrigatório, já que os guardas municipais também atuam como agentes de trânsito em ações de operação e fiscalização.
A formação tem carga horária total de 208 horas, com conteúdos teóricos e práticos, divididos em nove módulos. Entre as disciplinas estão primeiros socorros, fiscalização de transporte rodoviário com produtos perigosos ou não, aulas de psicologia, ética, cidadania, língua portuguesa, legislação aplicada, manuais de fiscalização e sinalização.
Após concluírem os conteúdos em sala de aula, os guardas municipais participam de operações práticas em diferentes vias e cruzamentos da cidade.
Nos locais, recebem as orientações dos agentes de trânsito e, em seguida, auxiliam o controle do tráfego de veículos e pedestres com a aplicação de gestos e sinais sonoros com uso do apito. Uma dessas atividades práticas foi realizada nesta segunda-feira (5/8) no semáforo das ruas São Paulo e Piauí.
Na semana passada, os guardas também participaram de simulados sobre primeiros socorros em atendimento de acidente de trânsito e fiscalização de veículos.
Ao final do curso de formação, os guardas municipais são avaliados e precisam alcançar mínimo de 70% de aproveitamento. A aprovação é feita pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC).