De 7 a 9 de agosto, Jaraguá do Sul volta a ser o centro de importantes debates sobre temas como mobilidade elétrica e cidades inteligentes. Pelo segundo ano consecutivo, o município recebe especialistas da indústria e da academia para o Congresso Nacional Integrado de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes (Mobicit), evento de caráter técnico-científico em torno de oportunidades de implementação de soluções práticas e sustentáveis, refletindo a evolução das necessidades e desafios enfrentados globalmente.
O 2º Mobicit é promovido pelo Senai/SC, por meio do Centro Universitário (UniSENAI) e do Instituto de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, que sediará as atividades. O evento tem o propósito de discutir a adoção da mobilidade elétrica e a construção de cidades inteligentes, além de fomentar o debate de temas-satélites, como combustíveis fósseis, avanço da eletromobilibidade e políticas públicas relacionadas a carros eletrificados.
Inscrições gratuitas e a programação completa em https://bit.ly/2mobicit
Trabalhos Acadêmicos
Com formato híbrido, o evento reunirá palestras, apresentação de cases e mostra de trabalhos acadêmicos, com abrangência nacional e destinado à comunidade acadêmica e demais profissionais com interesse em mobilidade elétrica e cidades inteligentes.
Os melhores trabalhos acadêmicos selecionados receberão como premiação especial a publicação na Revista e-TECH, portal especializado em tecnologias para a competitividade industrial. Além das atividades presenciais, a programação poderá ser acompanhada via transmissão online pelo Youtube do UniSENAI.
Os eixos centrais da programação serão o impacto da eletromobilidade na sustentabilidade e economia, desafios na estruturação de cidades inteligentes, soluções para acelerar a adoção da eletromobilidade, políticas governamentais e regulamentos ambientais, e a infraestrutura urbana para abastecimento de elétricos.
Especialistas
Participarão dos debates convidados como João Irineu (Stellantis Brasil), Valter Luiz Knihs (WEG), Alexandre José Araújo dos Santos (IST de Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis /SENAI), Lícia Munoz (Passivhaus Brasil), Eduardo Javier Munoz (Bravo Motor Company), Jaylon Jander Cordeiro da Silva (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI) e Joselito Heerdt (UDESC).
“Este evento será uma excelente oportunidade para o networking, reunindo a comunidade acadêmica e a indústria em torno dessas questões cruciais dos desafios de mobilidade das cidades”, analisa o diretor regional do Senai/SC e diretor de Educação, Saúde e Tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira.
Durante os três dias do Congresso, os eixos centrais da programação serão o impacto da eletromobilidade na sustentabilidade e economia, desafios na estruturação de cidades inteligentes, soluções para acelerar a adoção da eletromobilidade, políticas governamentais e regulamentos ambientais, e a infraestrutura urbana para abastecimento de elétricos.
Temas relevantes para a sustentabilidade global
Em sua primeira edição, realizada em 2023, o Mobicit destacou a urgência da transição para tecnologias mais sustentáveis e criou um espaço inicial para o diálogo sobre mobilidade elétrica e cidades inteligentes.
Este ano, reforça Bárbara Perez, pró-reitora de Pós-graduação, Extensão e Internacionalização do UniSENAI, a agenda dá continuidade ao debate sobre temas relevantes para a sustentabilidade global, como os processos de descarbonização, a implementação de cidades inteligentes e o uso da tecnologia e da inovação para melhorar a vida das pessoas, compromissos da agenda ESG, entre outras abordagens.
“Estamos muito entusiasmados com o Mobicit, que promete ser um marco na discussão sobre mobilidade elétrica e cidades inteligentes, temas de crescente relevância internacional. Esperamos que as discussões e colaborações geradas inspirem avanços significativos, promovendo inovações e contribuindo para um futuro mais sustentável e inteligente”.
O 2º Mobicit conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.