Lideranças estaduais do PSD ficaram incomodadas com o ex-prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis. Isso porque a legenda o respaldou ao governo do Estado em 2022, abrindo mão do cabeça de chapa. Os pessedistas indicaram o candidato ao Senado, Raimundo Colombo, e o vice, Eron Giordani.
Na cabeça de cardeais do PSD agora seria o momento de Gean retribuir, respaldando em Florianópolis aquele que era seu vice, Topázio Silveira Neto. O criador, no entanto, foi na direção oposta e rompeu com a criatura. Para “melhorar”, Gean Loureiro fechou com Dário Berger.
Só que, no último sábado os pessedistas parecem que se deram conta de que o movimento de Loureiro talvez não tenha sido tão equivocado ou precipitado como eles próprios qualificaram.
Até porque, enciumadas, as principais lideranças do PSD não ficaram até o final da convenção do correligionário Topázio. Justamente porque Jorginho Mello e o seu PL tomaram conta da convenção. Os liberais monopolizaram as atenções, especialmente com a presença da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro.
Norte
Curiosamente, quem sabe por ironia do destino, essas mesmas lideranças pessedista acabaram se encontrando com Gean em Joinville. O ex-prefeito de Florianópolis foi ao maior município do estado apoiar o projeto de reeleição de Adriano Silva do Novo, quem sabe já apostando numa aliança com o partido lá para 2028. Gean já sinaliza que será candidato à Prefeitura de Florianópolis. Antes, porém, projeta concorrer à Assembleia Legislativa.
Nada a ver
Foi bastante curioso ver Gean Loureiro em Joinville, no mesmo dia em que o seu ex-companheiro de chapa era homologado para a reeleição na Capital. A cidade não tem nada a ver com o seu espectro eleitoral.
UB e Novo
Mas de qualquer forma ele pode estar aí, quem sabe, apostando numa parceria futura. Os pesseistas, a seu turno, foram para Joinville apoiar uma chapa pura do Novo.
Vendo navios
Nem o vice a turma do PSD conseguiu emplacar no maior colégio eleitoral de Santa Catarina. O que acabaram conseguindo em Blumenau, também numa chapa encabeçada pelo Novo, na figura de Odair Tramontim.
Cidade Azul
Em Tubarão, o PSD também não lançou cabeça de chapa, mas vai de vice do deputado estadual Estêner Soratto, que é liberal de quatro costados e muito próximo de Jorginho Mello.
Prêmio
Ou seja, o sonho, o prêmio de consolação, por assim dizer, pode estar em Balneário Camboriú, aonde Juliana Pavan, inscrita recentemente no PSD, estará na cabeça de chapa e é a favorita a vencer o pleito.
Alerta
Ah, mas e Florianópolis? Na Capital, Topázio Neto está no PSD, partido no qual não permanecerá. Até os próprios pessedistas agora reconhecem essa realidade, da qual já tratamos aqui em diversas oportunidades.