Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

1º semestre da CCJ sob a presidência de Carol De Toni é marcado por aprovações de projetos em prol do agro

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

31/07/2024 - 06:07

A deputada catarinense Carol De Toni (PL) divulgou esta semana um balanço do primeiro semestre de seu trabalho à frente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O destaque neste período foi que mais de dez projetos aprovados são em prol do agro brasileiro.

São propostas que abrangem o setor agropecuário, proteção da propriedade privada, ampliação de competências para estados legislarem; e respostas aos desastres naturais, em apoio às vítimas de tragédias como a do Rio Grande do Sul.

Além dos projetos, a CCJC destinou R$ 15,1 milhões para garantir a segurança pública no Rio Grande do Sul, auxiliando a população na retomada da normalidade após os recentes desastres.

Segundo a deputada Carol, foram ouvidos a Frente Parlamentar Agropecuária e os agricultores e pautados os projetos que vinham ao encontro de demandas antigas do setor. “Demos celeridade nestas propostas, que, certamente, farão a diferença para o homem e mulher do campo que convivem, diariamente, com as dificuldades”, pontuou a presidente da CCJC.

Um dos principais projetos aprovados, de autoria da presidente Carol, trata da autonomia para os estados legislarem sobre o porte e a posse de armas para defesa pessoal, práticas esportivas e controle de fauna invasora. O projeto também auxilia no combate aos javalis, que por onde passam destroem lavouras e matam animais do rebanho e não possuem predadores naturais.

No âmbito do pacote anti-invasão, outro projeto fruto da CPI do MST, impõe sanções aos invasores de terras, proibindo-os de participar de licitações, programas de reforma agrária, e de receber incentivos fiscais ou auxílios sociais por um período de 8 anos.

Para o segundo semestre, a expectativa da presidente é que outros projetos importantes ao setor possam ser pautados também.

 

Logomarca das comemorações dos 150 anos da imigração italiana será apresentada na quinta-feira

A Comissão Organizadora dos Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina 1875-2025 lança oficialmente nesta quinta-feira (1º de agosto), a logomarca oficial das comemorações. O ato será em Brusque, às 20h, no Colégio Cônsul Carlos Renaux.

O evento terá participação da Cônsul Geral da Itália para os Estados do PR e SC, Eugenia Tiziana Berti, de prefeitos de municípios da região, representes da círculos italianos, representantes dos Comitês dos Italianos no Exterior e demais autoridades.

Segundo o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da comissão organizadora, a identidade visual das festividades dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil, mostra a seriedade, o empenho e cuidado que se está tendo para que as comemorações, que ocorrerão em 2025, estejam à altura dos bravos imigrantes italianos e de todos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em Santa Catarina. O parlamentar também coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa.

Brusque foi sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, local que registra o início do fenômeno da grande imigração italiana no estado, com a chegada da primeira leva de imigrantes em 4 de julho de 1875. Eram 108 colonos oriundos de várias regiões da Itália, entre trentinos, vênetos e lombardos. Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e SC é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população.

 

Pl de Guaramirim

O Partido Liberal (PL) de Guaramirim realiza sua convenção municipal no próximo sábado (3 de agosto) das 14h22 às 16h. . O evento será no Salão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, na Rua 28 de Agosto, 1887, Centro da cidade. Durante a convenção, os filiados irão discutir propostas de coligação com outros partidos e escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, assim como os números de cada candidato. Os pré-candidatos a prefeito e vice de Guaramirim pelo PL são Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli,

 

MDB de Jaraguá

Já a convenção do MDB de Jaraguá do Sul está marcada para o dia 5 de agosto, às 17h, no Clube Acaraí. O partido que busca a reeleição do prefeito Jair Franzner, também vai definir o vice que até o momento está sendo apontado como o empresário João Pereira, do PSDB, conforme já adiantou a Coluna na semana passada. O partido também define na convenção a nominata de candidatos a vereador.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.